Cultura de capacitação contínua é objetivo da Portos do Paraná


O desenvolvimento contínuo dos colaboradores é um dos objetivos da Portos do Paraná e após o abrandamento da pandemia, que prejudicou o fornecimento de cursos in company desde março de 2020, as primeiras turmas já foram formadas com colaboradores recebendo seus primeiros diplomas. Até metade de dezembro, novos grupos passarão pelo Auditório Emir Roth adquirindo conhecimento ou mesmo se reciclando e sempre com foco no dia a dia da empresa pública.

O intuito é implantar uma cultura de capacitação contínua dos empregados e fomentar a mentalidade de autodesenvolvimento, para tanto, algumas ações já se encontram em andamento. Uma delas é a execução de cursos com alguns temas fundamentais à execução dos trabalhos.

“São várias temáticas que estão sendo oferecidas neste momento com a finalidade de desenvolver competências importantes para o desempenho da organização, como Melhores Práticas na Gestão de Contratos, Atuação como Preposto, Formação de Pregoeiro, Elaboração de Termos de Referência, Contratação de Obras e Serviços de Engenharia e Conectividade GFIP/SEFIP”, destaca Henrique Gustavo Vieira Pires, Coordenador de Desenvolvimento de Pessoal.

De acordo com ele, “a intenção é que as ações de capacitação estejam alinhadas aos objetivos estratégicos e setoriais da Portos do Paraná, bem como às necessidades de desenvolvimento de competências de cada empregado.”

Henrique avisa que os cursos atuais foram adquiridos em 2019, mas por conta da pandemia tiveram que ser adiados e, agora, após a vacinação completa com a segunda dose e demais cuidados, estão sendo ministrados. “O nosso cronograma começou no dia 8 de setembro, com a primeira turma, e vai até metade de dezembro. A depender da temática englobaremos participantes de todas as diretorias”, diz.

Os primeiros cursos já estão fechados, mas a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal está aberta a sugestões para a programação futura. “Nós temos dentro da APPANet (https://www.appanet.pr.gov.br/Formulario/Formulario-de-Solicitacao-de-Cursos-e-Treinamentos) a opção de enviar sugestões de capacitação, onde qualquer empregado poderá acessar e remeter indicações de cursos ou treinamentos para que a CDESP avalie a possibilidade de contratação da temática abordada. Já está disponível, também na APPANet, o formulário para envio de Certificados à CDESP. Com isso, a Coordenadoria visa manter atualizado o perfil de competências de cada colaborador, que servirá de apoio a futuras tomadas de decisão”, finaliza Henrique.

 

Anterior Especialistas internacionais analisam em Valência os planos e necessidades dos portos do Mediterrâneo
Próximo Comércio Brasil-China segue batendo recordes e país asiático responde por 65% do superávit brasileiro