8º Encontro da ATP discute modelo de desestatização dos portos brasileiros


A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) promove, no dia 27 de outubro, o 8º Encontro ATP, com o tema “Desestatização dos Portos Organizados: Uma Visão do Setor Privado”. O ex-secretário de Desestatização do Governo Federal, Salim Mattar tem presença confirmada e fará a palestra magna do encontro. Devido à evolução do quadro da pandemia com o avanço da vacinação, a oitava edição do evento acontece de forma híbrida, em formato presencial e online, com transmissão ao vivo pela internet. O formato presencial seguirá todos os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19.

O Painel Principal do 8º Encontro ATP – ‘Desestatização dos portos organizados: Uma visão do setor privado’ – contará com palestra do economista Armando Castelar, coordenador de Economia Aplicada do IBRE/FGV e professor do Instituto de Economia da UFRJ. Já o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni participa da mesa redonda de debates.

Participam também como debatedores, o CEO do Porto Itapoá, Cássio Schreiner, a professora e especialista em Sustentabilidade, Cidades e Governança Portuária, Flávia Nico, e o Presidente Executivo da ANUT (Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas), Luis Henrique Baldez. A mediação será do jornalista e editor do jornal A Tribuna (Santos), Leopoldo Figueiredo. O encerramento do 8º Encontro fica a cargo da Presidente do Conselho Diretor da ATP- Patrícia Lascosque.

A discussão sobre tema da oitava edição do encontro está na agenda prioritária do Governo com o processo de escolha do modelo a ser adotado para a desestatização da Companhia das Docas do Espírito Santo (Codesa). O presidente da ATP, Murillo Barbosa explica que o evento contribui com a discussão sobre a pauta estratégica já que vai jogar luz sobre o modelo ideal a ser escolhido e que pode ser utilizado como base para outros portos organizados, como a privatização do Porto de Santos, o maior da América Latina, que está prevista para 2022.

“A ATP defende firmemente a desestatização para a melhoria da gestão da Atividade Portuária, mas existe uma grande preocupação em todo o setor com a definição de um modelo único para a desestatização da Codesa e de Barra do Riacho e seus desdobramentos nos outros processos. Deixar de considerar os modelos previstos no Plano Nacional de Desestatização, como a concessão de serviços ou alienação plena, poderá conduzir a um método limitante de escolha da melhor opção para o processo de desestatização dos portos, já que cada terminal tem suas necessidades e especificidades”, explica.

Segundo ele, o objetivo do evento é ampliar e aprofundar o debate sobre os principais pontos e entraves do modelo a ser escolhido para a desestatização. A discussão sobre temas pontuais acerca da operação portuária no Brasil, como a desestatização dos portos organizados, reflete o propósito da ATP definido por seus associados. Murillo Barbosa lembra que a associação tem seu trabalho pautado em quatro eixos principais: Infraestrutura, Segurança Jurídica, Regulação e Competitividade.

O 8º Encontro da ATP terá início às 14h30 e será transmitido ao vivo pelo canal da associação no Youtube. Confira a programação e se inscreva no 8º Encontro da ATP: https://www.portosprivados.org.br/8-encontro-atp.
Anterior Porto de Santos avança na agenda de inovação tecnológica
Próximo Emirados vão explorar asteroides entre Marte e Júpiter