Emirados vão explorar asteroides entre Marte e Júpiter


A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos anunciou na terça-feira (05) uma nova missão interplanetária. Programada para 2028, a missão vai explorar o cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, a fonte da maioria dos meteoritos que impactam a Terra. A notícia foi publicada na agência de notícias oficial local Emirates News Agency (Wam). Na foto acima, lançamento do projeto. 

A iniciativa tem entre os objetivos acelerar ainda mais a engenharia espacial do país, a pesquisa científica e as capacidades de exploração do setor, além de impulsionar a inovação e as oportunidades na área para as empresas. Construída com base no conhecimento e na experiência adquiridas com a missão dos Emirados ao planeta Marte, a nova missão envolverá uma participação significativa do setor privado do país.

O anúncio foi feito em uma cerimônia com a presença do vice-presidente, primeiro-ministro dos Emirados e governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, além de outras altas autoridades do país. “Fixamos nossos olhos nas estrelas porque nossa jornada para o desenvolvimento e o progresso não possuem fronteiras, nem fronteiras e nem limitações. Hoje estamos investindo nas gerações futuras. A cada novo avanço que fazemos no espaço, criamos oportunidades para os jovens aqui na terra”, disse Maktoum.

A espaçonave deve realizar manobras orbitando primeiro Vênus e depois a Terra para construir a velocidade necessária a fim de alcançar o cinturão de asteroides principal, localizado além de Marte. Ao longo do trabalho, de cinco anos, serão estudados sete asteroides do cinturão principal. O objetivo é que a missão alcance o cinturão em 2030. A façanha fará dos Emirados a quarta nação a pousar uma nave espacial em um asteróide.

 

Anterior 8º Encontro da ATP discute modelo de desestatização dos portos brasileiros
Próximo Brasil aumenta exportação de carne de frango em 52%