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Autoridade Portuária estabelece calado de 12,30 m em 3º berço da TCP

16 fevereiro 2017 3.902 Visualizações

Ampliação do calado dá mais flexibilidade para as operações portuárias. Em 2017, novas obras de dragagem serão realizadas, aumentando calado em mais um metro

 A APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) aprovou, no final de janeiro, a ampliação do calado do berço 217 da TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá. Com a aprovação do novo calado, o berço passa de 11,30 metros de profundidade para 12,30 metros, dando mais flexibilidade às operações de atracação no Terminal.

 Com o reconhecimento, os três berços do Terminal estão aptos a receberem grandes navios. “Sem a restrição de calado, o Terminal fica apto a operar na totalidade do cais, o que significa que podemos receber até três navios, simultaneamente, sem que haja restrição de carga”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintende e Comercial da TCP.

 A aprovação do novo calado, que também passou pela homologação da Capitania dos Portos do Paraná ouvida a Praticagem local, também deve permitir que a TCP ganhe em produtividade.  “Com o novo calado, passamos a utilizar com maior eficácia os novos portêineres que são os mais modernos equipamentos do mercado”, explica Moraes e Silva.

 O cais da TCP conta com 879 metros e com a renovação antecipada do contrato de arrendamento por mais 25 anos a partir de 2023, o Terminal passará por mais um processo de ampliação e modernização que inclui a expansão do seu cais de atracação. Assim, o Terminal de Contêineres de Paranaguá ganhará mais 220 metros de berços, que passará a contar com 1.099 metros de extensão.

A expansão também prevê a construção de dolfins exclusivos para a atracação de navios que fazem o transporte de veículos; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 320 mil m2 e que será ampliada para cerca de 477 mil m2.

Nova dragagem

No último dia 2, a Secretaria Especial dos Portos, do Ministério dos Transportes, assinou a ordem de serviço para a realização de uma dragagem de aprofundamento no Canal da Galheta, em Paranaguá – a primeira em 20 anos. As obras devem iniciar nos próximos dias com objetivo de aumentar a profundidade do canal, bacia e berços, o que proporcionará um calado operacional de 13,30 metros para o Porto de Paranaguá.

A previsão é que as obras durem 11 meses e aumentem a competitividade do porto paranaense. “São 35 quilômetros de extensão que passarão pelas obras de aprofundamento. Depois que o novo calado for aprovado pela Marinha, Paranaguá se posicionará dentre os principais Portos brasileiros em termos de infraestrutura marítima, o que será um diferencial entre os portos da área de influência”, enfatiza Moraes e Silva.

Para a TCP, o principal benefício das obras será a atração de navios ainda maiores para o Paraná, ampliando a potencialidade do comércio com outros países. “O novo calado vai permitir que os armadores maximizem suas operações, trazendo ainda mais contêineres para Paranaguá. Além disso, as obras aumentarão ainda mais a competitividade do Terminal, que terá mais disponibilidade, e será fundamental para a atração de novas linhas de navegação”, explica.

 Sobre o TCP

A TCP é a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá – um dos maiores terminais de contêineres da América do Sul, e a empresa de serviços logísticos TCP Log.

 Após receber investimentos de R$ 365 milhões, um dos maiores aportes privados do setor portuário brasileiro nos últimos anos, a TCP atualmente tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil m² de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.

 A atuação do terminal é complementada pela TCP Log, que oferece serviços de integração da cadeia logística; como armazenagem, estrutura para carregamento e descarregamento de contêineres, pátio para contêineres e transporte do modal rodo ferroviário ao terminal em Paranaguá.

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