Home » Destaque

Estudos sobre Hidrovia do Rio Paraguai serão apresentados em Corumbá

18 maio 2017 3.724 Visualizações

Corumbá recebe na próxima sexta-feira, dia 19 de maio, um circuito de palestras técnicas que irá apresentar os resultados do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, elaborado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) por solicitação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

O evento deve reunir autoridades governamentais, do poder judiciário e da sociedade civil, além da comunidade em geral, que poderão fazer perguntas aos coordenadores do Estudo após a apresentação dos resultados.

Para elaboração do EVTEA foram realizadas cinco expedições de campo somando 4 mil km navegados pelos rios Paraguai, Miranda e Cuiabá. Três das expedições foram realizadas em parceira com o 6º Distrito Naval de Ladário, da Marinha do Brasil, com o qual a UFPR assinou um Acordo de Cooperação permitindo a troca de experiências, a coleta de informações e a proposição de ações com o objetivo de melhorar a Hidrovia.

O Estudo foi produzido por uma equipe multidisciplinar formada por dezenas de professores doutores, acadêmicos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto Tecnológico de Infraestrutura de Transportes (ITTI) da UFPR no trecho brasileiro da Hidrovia, que corresponde a 1270 km, entre Cáceres/MT e Porto Murtinho/MS.

No total a Hidrovia do Rio Paraguai tem 3.442 km e contempla cinco países: Brasil, Paraguai, Bolívia, Argentina e Uruguai, sendo um dos mais importantes eixos de integração política econômica, social e econômica da América do Sul.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...