Intermodal 2019 puxa retomada dos negócios no setor logístico


Consagrado como o maior evento do setor na América Latina, feira completa 25 anos e espera receber mais de 33 mil profissionais

A retomada de negócios no setor logístico, o mercado global de supply chain, a revolução digital no varejo e o futuro da logística estarão no centro das atenções e debates da Intermodal South America 2019, de 19 a 21 de março. Maior feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, a Intermodal terá edição especial de 25 anos, com especial destaque para três segmentos: Intralogística, Tecnologia e Transporte.

Considerada como uma plataforma estratégica para a geração de novos negócios e pensada para aumentar ainda mais o engajamento com a comunidade logística, a Intermodal reserva áreas exclusivas para as cadeias de produção, armazenagem, distribuição e transporte dos mais diversos tipos de cargas. Durante três dias, a feira abre espaço para inovações, tecnologias, lançamentos de produtos e serviços para gestão e movimentação de cargas dentro de armazéns, unidades fabris e centros de distribuição.

O evento reúne ainda os principais desenvolvedores e fornecedores de soluções tecnológicas, como tecnologia da informação, telemática, segurança, e-commerce, softwares e sistemas em geral. No transporte, receberá as principais companhias dos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, além de empresas especializadas em serviços logísticos no geral.

Reconhecida por antecipar as principais tendências para todos os elos da cadeia logística e por estimular novos negócios, a feira é vista como um termômetro do mercado e por isso atrai, cada vez mais, a presença de executivos e tomadores de decisão ao seu hall de visitantes. Dados da Informa, promotora e organizadora do evento, revelam o aumento da qualificação do público na Intermodal. No comparativo das duas últimas edições da feira, por exemplo, a participação desses profissionais cresceu 10%, o que indica que o mercado vem recuperando gradativamente a confiança na economia do País e, consequentemente, no potencial de negócios do setor.

De 2017 para 2018, houve alta na presença de gerentes (+ 4%), de diretores (+ 2%), de coordenadores e supervisores (+ 2%) e de presidentes, CEO’s e diretores gerais (+ 1%), dos mais diferentes setores, no evento. “O propósito é inovar e surpreender o público – expositor ou visitante –, adequando a Intermodal às expectativas do setor, trazendo para o evento o que há de melhor no mercado, tanto em termos de produtos e serviços quanto em questão de conteúdo. São iniciativas como essas que nos colocam à frente e explicam essa maior qualificação dos profissionais que visitam a feira”, afirma a gerente geral do portfólio de infraestrutura da Informa, Márcia Gonçalves. Serão mais de 400 marcas expositoras de 22 países, com circulação de mais de 33 mil profissionais do setor.

Condomínios: um dos focos do mercado

Dados compilados pela CBRE, uma das principais consultorias internacionais especializadas no mercado de condomínios logísticos, confirmam o potencial de negócios do setor: atualmente, o Brasil conta com 1,4 milhão de m² construídos por ano, totalizando 625 galpões em todo o território nacional, um recorde na história deste segmento.

De acordo com o diretor industrial e logístico da entidade na América Latina, Fernando Terra, o atual cenário começou a ser construído anos atrás, quando o segmento teve início no Brasil. De 2005 a 2010, foram 450 mil m² construídos por ano. De 2011 a 2013, com a chegada de grandes companhias internacionais ao País, esse número mais que dobrou, indo para aproximadamente 1 milhão de m². “ E de 2014 a 2018, mesmo em um período de recessão econômica, o avanço não parou, chegando aos atuais 1,4 milhão de m²”, explica.

O principal protagonista neste crescimento é o estado de São Paulo, que, sozinho, responde por mais de 50% desse total, concentrando cerca de 350 condomínios. “Ao total, o Brasil possui 150 milhões de metros quadrados em plantas e unidades fabris, e somente em território paulista concentram-se 60% delas”, acrescenta Terra.

Uma das líderes do mercado de condomínios logísticos no Brasil, a GLP, confirma a importância da região Sudeste como um todo nos negócios. “A demanda por galpões logísticos modernos permanece concentrada na região, em especial nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, grandes centros de consumo do País. Por isso, 92% dos nossos empreendimentos estão instalados nesses locais”, diz o presidente da companhia, Mauro Dias.

Quem também reconhece o valor da região é a Macrogalpões Rentank, vice líder na construção de armazéns estruturados lonados, que acaba de inaugurar sua sede com cerca de 10 mil m² na cidade de Porto Feliz (SP). “Hoje, o estado representa uma fatia bastante significativa em nossos negócios. A nossa mudança da capital para Porto Feliz, por exemplo, revela que nossos acionistas estão atentos às novas oportunidades e que estão preparados para continuar atuando fortemente no setor”, afirma o diretor de negócios da empresa, Eduardo Gianini, que também vai expor as novidades da companhia na Intermodal.

Conferência nacional

Organizada pela Associação Brasileira de Logística (Abralog), a Intermodal 2019 contará com nova edição da Conferência Nacional de Logística (CNL). O evento reúne autoridades e especialistas do segmento durante os três dias de realização da feira e reserva uma programação exclusiva aos profissionais do setor.

No primeiro dia, o foco das palestras será o mercado global de supply chain: o cenário econômico, a transformação digital e a responsabilidade social no segmento. No segundo, a cadeia de suprimentos integrada (indústria, varejo e e-commerce), a revolução digital no varejo, a logística e experiência do consumidor, e a excelência operacional em centrais de distribuição ganham destaque. No terceiro e último, o futuro da logística, do transporte e da infraestrutura nacional como um todo será discutido, abrindo espaço para assuntos como tabelamento de fretes, sustentabilidade e gestão de pessoas.

Para debatê-los, o evento recebe grandes nomes do setor, nacionais e internacionais. Entre eles estão o CFO e cofundador da Amaro, Lodovico Brioschi; o CEO da Intelipost, Stefan Rehm; o diretor do Mercado Livre, Leandro Bassoi; o gerente de melhoria contínua de operações do Grupo Pão de Açúcar, Danilo Teixeira; o diretor de cabotagem e Mercosul da Aliança Navegação e Logística, Marcus Voloch; o diretor comercial da CMA CGM, Paulo Gudergues; e o gerente da DP World Saint John, Lawrie Pattison.

A Conferência Nacional de Logística durante a Intermodal potencializa e enriquece a experiência dos profissionais que visitam a feira, associando o networking e a troca de experiências à oportunidade de entrar em contato com especialistas, acadêmicos e empresários do setor que compartilham seu conhecimento e know-how. “Este é o segundo ano consecutivo da parceria com a Abralog e temos certeza que trará ótimos resultados a todos os que participam deste grande encontro da logística e do transporte”, afirma Márcia Gonçalves.

O presidente da Abralog, Pedro Francisco Moreira, concorda que a associação com o evento traz benefícios a todos e acrescenta: “como principal feira do setor, a Intermodal dá visibilidade para todos os elos da cadeia logística, fomentando a eficiência da integração, e é isso que a torna uma exposição completa, end to end”, finaliza.

 

Anterior Edição 233
Próximo Maersk quer reduzir a zero a emissão de carbono até 2050