Home » Destaque, Novidade

Porto do Rio Grande segue ritmo de crescimento

15 agosto 2017

A Superintendência do Porto do Rio Grande concluiu a análise dos dados do mês de julho. Considerando os sete primeiros meses do ano, já foram movimentadas pelo complexo rio-grandino mais de 23 milhões de toneladas, um aumento de 1,79% com relação ao ano anterior. A Carga Geral destaca-se no complexo, com crescimento acima dos 4%.

“O cenário nacional e internacional é um fator decisivo para a balança comercial. Estamos conseguindo atingir nossas metas e superar os desafios que estão sendo impostos”, avalia o superintendente do Porto do Rio Grande Janir Branco. Pelo complexo portuário passa a maior parte da produção gaúcha com destino a exportação. “O Rio Grande do Sul teve uma grande safra, mas sentimos o mercado retraído na questão da venda, os produtores esperam o melhor momento”, explica Branco.

Apenas a soja em grão e o trigo registram aumentos expressivos, 3,16% e 17,37%, respectivamente. Os demais grãos aparecem em baixa como arroz (-7,6%), milho (-8,32%) e cevada (-60,14%). Ainda sim, os três segmentos do complexo tiveram alta: Carga Geral (+4,6%), Granel Sólido (+0,8%) e Granel Líquido (+0,5%). “Estamos acompanhando as informações que chegam do setor produtivo e diariamente fazendo as leituras necessárias de mercado”, garante o diretor-superintendente.

Na Carga Geral que vem se destacando ao longo do ano temos produtos como: celulose, que já movimentou mais de 1,4 milhões de toneladas, toras de madeira (434 mil toneladas) e carnes (230 mil toneladas). Os principais destinos das exportações pelo Porto do Rio Grande são: China, Eslovênia, Coreia do Sul, Irã e Japão. Já nas importações, as principais origens são: Argentina, Argélia, Estados Unidos, Marrocos e Rússia.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...