Home » Notícias

Sindicato dos Conferentes de São Francisco do Sul completa 80 Anos

19 junho 2017 3.782 Visualizações

Na última quarta-feira o Sindicato dos Conferentes de Carga e Descarga nos Portos de São Francisco do Sul, Araquari, Joinville e Itapoá reuniu seus associados da ativa e aposentados, funcionários, parceiros e amigos para comemorar os 80 anos de história, lutas e muito trabalho.
Fundado em 1.937 já passaram pelo Sindicato 18 Presidentes, hoje conta com 55 Conferentes na ativa e 6 aposentados, mais 8 funcionários administrativos.
A noite foi marcada por homenagens e mesmo em momento festivo, os Conferentes lembraram do companheiro de trabalho Joel Christovam Machado, o popular Pongo, que faleceu no ultimo dia 13 e foi tesoureiro do Sindicato por 24 anos.
Todos os sindicalizados, funcionários e parceiros presentes receberam uma placa comemorativa pelos 80 anos do Sindicato.
O Administrador do Porto de São Francisco do Sul, Arnaldo S’Thiago está de volta e ocupando o mesmo cargo nesta autarquia, área da qual tem grande conhecimento e experiência . Arnaldo parabenizou o Sindicato e disse: “… o Porto já começa a apresentar novos resultados, de forma positiva, estamos reagindo, vamos voltar a crescer e retomar nossa posição no cenário nacional, afirmou o Administrador.
O Presidente da FECCONVIB, Dr. Mário Teixeira, elogiou o trabalho do Sindicato e disse que consegue acompanhar de perto a luta dos companheiros. Dr. Mário, falou sobre a reforma trabalhista, que se de fato acontecer, irá prejudicar os trabalhadores da classe portuária em questão de direitos e aposentadoria. Finalizou parabenizando todos os sindicalizados, bem como, suas esposas, que também precisam vestir a camisa e compreender que este é o trabalho dos maridos, seja de dia ou noite, o Porto não pode parar e depende deste trabalhadores.
O Prefeito de São Francisco do Sul, Renato Gama Lobo, disse que este é o ambiente em que se sente muito a vontade, por estar entre amigos, com quem passou muitas madrugadas trabalhando dentro do Porto. Renato voltou a falar que a crise é o momento de se unirem, reinventar e encontrar novas soluções para o Porto de São Francisco do Sul que influencia diretamente na economia da Cidade, gera emprego e coloca o pão na mesa de muitas famílias. O Prefeito, afirmou que está à disposição e tem conversado frequentemente com o novo Administrador do Porto de São Francisco do Sul, Arnaldo S’Thiago para viabilizar uma nova realidade ao cenário.
Em seu discurso, o Presidente do Sindicato dos Conferentes Maikon Maciel (gestão 2015/2018), falou um pouco da história do Sindicato, a forma como é conduzido o trabalho dos Conferentes e a nova Lei dos Portos (Lei 12.815/13) que diferencia as categorias, onde foram reconhecidas de forma especifica. Maikon lembrou as fases pelas quais o Sindicato passou nestes 80 anos, desde a sua fundação, a ditadura do governo brasileiro, a modernização através da automação, onde a mão de obra começou a ser substituída por máquinas e atualmente a crise financeira e política que enfrenta todo o País. O Presidente agradeceu todos os companheiros de trabalho, os parceiros, sua família e principalmente a sua Diretoria, o Secretário, Altino Romão da Silva e o Tesoureiro, Juarez da Silva Batista que tem sido o seu braço direito à frente do Sindicato.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...