10 tendências e inovações sustentáveis do mercado portuário e hidroviário para os próximos anos


A gestão de portos e hidrovias são essenciais para a logística de transportes nacional. Segundo Boletim Aquaviário do primeiro trimestre de 2021, os portos públicos e privados movimentaram 280 milhões de toneladas nos três primeiros meses do ano, o que representa um avanço expressivo de 11,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com os portos públicos apresentando um crescimento de 9,71% e os portos privados de 11,75%.

O potencial de crescimento do transporte aquaviário é enorme. Estudo da CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgado em 2019 aponta que o Brasil utiliza comercialmente, para transporte de cargas e passageiros, só 30,9% dos 63 mil quilômetros de rios com potencial de navegação. O frete de mercadorias levadas por rios pode ser até 60% mais barato do que se fossem levadas por caminhões.

A Allonda, analisando todo o potencial de crescimento do mercado de Portos e Hidrovias, produziu um infográfico exclusivo que está disponível para download:

10 tendências e inovações sustentáveis do mercado portuário e hidroviário para os próximos anos!

Sobre a Allonda:

Transformar a engenharia através da sustentabilidade. Esse é o propósito da Allonda, empresa que há mais de 20 anos atende o setor industrial e de infraestrutura, acumulando centenas de entregas relevantes no Brasil e América Latina. Com equipe própria de especialistas, a Allonda projeta, implanta e gerencia soluções focadas em economia circular, tanto para água quanto para resíduos, assim como em projetos de emergências ambientais, remediação e compensação.

Saiba mais no site da Allonda!

Anterior Geração de energia eólica e solar fica mais competitiva com regras para usina híbrida
Próximo ANTAQ e MPT celebram cooperação técnica para melhoria das condições de trabalho nos portos organizados