AÇU PETRÓLEO DOBRA VOLUME DE EXPORTAÇÃO COM PETROBRAS


Aditivo ao contrato de movimentação no terminal do Porto do Açu prevê o escoamento de até 100 milhões de barris

A Açu Petróleo assinou aditivo ao contrato com a Petrobras que prevê dobrar o volume de óleo movimentado no terminal privado do Porto do Açu pela petroleira: em vez dos 48 milhões de barris previstos inicialmente, a estatal brasileira poderá escoar até 100 milhões de barris, mantendo o prazo do acordo inicial com validade até março de 2021.

A parceria estabelecida em março de 2019 já rendeu recordes para a Petrobras e para a Açu Petróleo. Atualmente, a estatal é a única empresa que tem seus próprios terminais para realizar as operações de exportação. Ainda assim, ano passado, o Terminal de Petróleo do Porto do Açu foi responsável por 15% das movimentações da petroleira. No mês de abril de 2020, apesar dos efeitos da pandemia no mercado, a Petrobras bateu recorde de movimentação e a Açu Petróleo realizou 23% destas exportações.

“Este contrato com a Petrobras reforça o fato de que o Terminal da Açu Petróleo é hoje uma das melhores opções  de exportação de óleo do Brasil. Isso ocorre por dois motivos: a localização estratégica do Açu, próximo das bacias de Santos e de Campos, e a segurança oferecida pelo terminal para a realização de operações de transferência de óleo, já que elas são feitas em um ambiente abrigado, garantindo uma maior previsibilidade e eficiência . Contamos com uma das melhores infraestruturas portuárias do mercado nacional”, afirma Victor Snabaitis Bomfim, CEO da Açu Petróleo.

Ao todo, 25% do petróleo exportado pelo Brasil é movimentado pelo Terminal do Porto do Açu, que já opera para as principais empresas do setor que atuam no país, como Shell, Petrogal, Total, Equinor e Repsol, além da Petrobras. Desde sua inauguração, em 2016,a Açu Petróleorealizou mais de 170 operações de transbordo, o que representa cerca de 170 milhões de barris movimentados. O número de operações quase dobra ano a ano. Em 2019, a empresa atingiu o marco de maior movimentação já realizada em 12 meses, desde o início de suas operações: 72 milhões de barris escoados.

O terminal de Petróleo do Porto do Açu é o único terminal privado no país a fazer Double Banking (transferência de petróleo em área abrigada), garantindo segurança e sustentabilidade nas operações, que estão entre os principais valores da Açu Petróleo e da Petrobras.

As perspectivas para os próximos anos são de crescimento. Além das operações de transbordo, a Açu Petróleo prevê a construção de um parque de tancagem e dois oleodutos com 40 km para conectar o terminal até Barra do Furado, em Quissamã (RJ), e também interligar o Açu à atual malha de dutos da Petrobras, possibilitando fornecimento de petróleo cru para as refinarias Regap (Betim, BH) e Reduc (Duque de Caxias, RJ).

Anterior Mesmo com pandemia, navegação interna tem alta de 11,3% entre janeiro e abril, aponta ministério
Próximo Santos, um novo porto