ID Logistics incorpora tecnologia de imagem da Zetes para realizar inventários em movimento


ID Logistics, referência logística a nível internacional, dá mais um passo na digitalização dos seus armazéns, através da incorporação do sistema Full Pallet Inventory, uma tecnologia desenvolvida pela Zetes, em colaboração com a ID Logistics.

ID Logistics aposta na tecnologia da Zetes para maximizar eficiência e produtividade

O sistema, que faz parte da solução de execução logística da ZetesMedea, utiliza a tecnologia de imagem para executar uma contagem de inventário rapidamente e em movimento. Um leitor móvel ImageID, especialmente projectado e montando numa empilhadora, capaz de atingir velocidades de até 10km/h. O sistema adapta-se continuamente à velocidade da empilhadora e permite reduzir em 50% o tempo gasto em inventários nos armazéns.

O funcionamento do Full Pallet Inventory requer um pré-mapeamento da elevação das prateleiras para minimizar as varreduras de leitura. As diferentes alturas e a tipologia de elevação das prateleiras nos armazéns são consolidadas em tipos de locais agrupados para simplificar as rotas.

O sistema identifica e lê os códigos da matriz de dados através da imagem e descodifica os rótulos das paletes e da localização, traduzindo esses dados para a linguagem própria do Sistema de Gestão do Armazém (SGA), explicou a ID Logistics, via comunicado, ao qual tivemos acesso.

A tecnologia está integrada com o SGA e é exportável para qualquer plataforma da ID Logistics, mesmo que haja variações entre os próprios sistemas de gestão. Os dados podem ser visualizados de duas formas: através de um ‘planograma’ ou através de arquivos exportáveis integrados ao SGA. Após a integração, são automaticamente identificadas as discrepâncias entre a leitura do Full Pallet Inventory e os dados do SGA. A taxa de leitura dos locais está acima de 99,8%, detalha a ID Logistics.

O Full Pallet Inventory é um projecto de inovação enquadrado no plano ‘Innovation Booster 2020’ da ID Logistics, que está a ser realizado em parceria com a equipa central de inovação da empresa.

«Optimização de tempo e recursos» e «melhoria da produtividade do armazém»

«A capacidade de realizar inventários em movimento, minimizar as varreduras por rua de armazenamento, traduz-se em optimização de tempo e de recursos, e uma melhoria da produtividade do armazém. A utilização do ImageID proporciona-nos uma qualidade e fiabilidade dos dados muito mais altas», comentou Mercedes Espárrago, Re-engineering Project Manager da ID Logistics, citada pelo comunicado.

«Até agora, os inventários eram realizados manualmente, com a ajuda de sistemas de rádio frequência ou mesmo em papel. O sistema projectado pela Zetes permite-nos fazer por meio da tecnologia da imagem integrada ao SGA, um claro impulso da ID Logistics na carreira de automação logística. O lançamento do Full Pallet Inventory exigiu uma estreita colaboração entre os diferentes departamentos da ID Logistics (TI, Operações e Reengenharia) e a equipa da Zetes», complementou Mercedes Espárrago.

Margens de erro reduzidas, mais visibilidade e eficiência

Já Simón Ben Hamú, Country Manager de Zetes Espanha, frisou que «o elemento diferenciador do Full Pallet Inventory, além da captura de imagens, é a capacidade de traduzir os dados para o idioma do SGA. A automação deste processo reduz a margem de erro que pode acontecer na transferência de dados, o que permite uma análise mais exaustiva e rápida. Cremos firmemente que este sistema inovador permitirá às empresas de logística e de retalho uma poupança significativa de tempo nas suas operações do processo de inventário e que ajudará também a obter uma maior visibilidade».

Anterior De Norte a Sul, a ROCHA se expande pelo Brasil.
Próximo Solidariedade: a gente vê na cabotagem