Relatório da ANTAQ aponta ganho de produtividade dos servidores em teletrabalho


O Comitê de Gestão do Teletrabalho (CGT) da ANTAQ divulgou, nesta semana, relatório trimestral – janeiro a março de 2020. O levantamento mostra um considerável ganho de produtividade dos servidores da Agência que participam do Programa de Gestão por Resultados da instituição nas modalidades teletrabalho, semipresencial ou por tarefas.

O relatório traz informações acerca das superintendências da ANTAQ e suas respectivas gerências: Administração e Finanças (SAF); Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais (SFC); Outorgas (SOG); Regulação (SRG); e Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade (SDS). Em todas essas setoriais, houve ganho de produtividade em comparação com as metas para o trabalho presencial.

Em relação à SFC, a Gerência de Fiscalização da Navegação (GFN) registrou ganho de produtividade de 137% em comparação com as metas para o trabalho presencial, levando-se em conta apenas os três primeiros meses do ano. A Unidade Regional de Florianópolis (UREFL) obteve um incremento de 94%.

Analisando as unidades organizacionais da SOG, a Gerência de Autorização da Navegação (GAN) conseguiu um ganho de 291% no primeiro trimestre de 2020. E a Gerência de Afretamento da Navegação (GAF), 162%. O gerente da GAN, Eduardo Queiroz, atribuiu esse ganho à implantação do Sistema de Outorga Eletrônica que permitiu uma maior organização da formação dos processos de outorga. “Além disso, os servidores que aderiram ao teletrabalho perceberam a necessidade de ganho de produtividade. Houve uma conscientização dos servidores em prestar o serviço da forma mais célere possível”, aponta o gerente.

As unidades organizacionais e seus ganhos de produtividade

Setores da Secretaria-Geral também registraram ganho de produtividade nos regimes de teletrabalho e semipresencial, como é o caso da Coordenadoria de Gestão de Documentos (CGD): incremento de 110% no primeiro trimestre de 2020. “Esses 110% é o percentual utilizado para os servidores que estão em teletrabalho. A meta é 100%, mas como os servidores estão em teletrabalho, eles têm de mostrar esse ganho em relação ao trabalho presencial. Esse aumento da produtividade aconteceu pois todas as atividades da CGD que deveriam ser feitas presencialmente passaram a ser feitas em home-office. Isso proporcionou esse ganho de produtividade de 10%”, explicou a secretária-geral Joelma Barbosa, destacando, ainda, a expansão do peticionamento eletrônico e a utilização do protocolo eletrônico.

SRG e SAF

Dados referentes ao primeiro trimestre de 2020

No caso da SRG, mais ganhos de produtividade. A Gerência de Regulação Portuária registrou um incremento de 29%. Já a Gerência de Regulação da Navegação Marítima, 25%.

A SAF também aumentou sua produtividade. Na Coordenadoria de Finanças, aumento de 29%. Na Coordenadoria de Gestão de Contratos, 20% a mais. Na Coordenadoria de Contabilidade, 19%.

Saiba mais

O relatório traz também que a Gerência de Desenvolvimento e Estudos da SDS obteve, na modalidade por tarefa em relação ao atendimento de prazos, um ganho de produtividade médio de 20% em comparação com a modalidade presencial.

Pandemia

O levantamento destaca que, “diante do quadro de pandemia do coronavírus, em especial seus reflexos nas atividades da Agência a partir do último terço do primeiro trimestre, como suspensões de prazos processuais, necessidade de suspensões de fiscalizações de rotina devido a bloqueios sanitários, faz-se necessário ressalvar o impacto desse contexto extraordinário nas metas e resultados pactuados no Programa de Gestão por Resultados da ANTAQ no primeiro trimestre de 2020”.

O secretário de Planejamento e Coordenação Interna da ANTAQ, Rodolpho Vasconcellos, informa que os dados do segundo trimestre serão conhecidos daqui a um mês. “Os dados do primeiro trimestre mostram que o Comitê de Gestão do Teletrabalho obteve uma grande vitória, pois os ganhos de produtividade foram bem significativos”, ressaltou o secretário.

Fonte: ANTAQ

Anterior Porto de Santos bate pela 4ª vez consecutiva recorde mensal de movimentação
Próximo Portos do Paraná reforça medidas para prevenir COVID-19