Santos Brasil inaugura Centro de Controle Operacional no Tecon Santos


Novo CCO amplia controle das atividades de maneira integrada e em tempo real; proporciona mais eficiência e segurança à operação, impactando de maneira positiva o nível de atendimento aos clientes

A Santos Brasil, referência em operações logísticas e portuárias no país, inaugurou seu novo Centro de Controle Operacional (CCO) no Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, localizado no Porto de Santos.

O novo CCO amplia o controle em tempo real da operação, agregando ainda mais eficiência e segurança às atividades realizadas. Nele está reunida toda a gestão do sistema utilizado para administrar as diversas operações do terminal (TOS – Terminal Operation System).

Do centro de controle, a equipe de planejamento de operações da Santos Brasil acompanha de maneira integrada informações detalhadas sobre navios (tais como atracação nos berços), portêineres, atividade dos gates, recebimento e entrega de cargas, movimentação na ferrovia, posicionamento de contêineres nos armazéns, housekeeping do pátio, índices de utilização de recursos e faróis de alerta operacionais entre outros.

Os profissionais monitoram também as 50 câmeras instaladas nas diferentes áreas do Tecon e as câmeras do sistema alfandegado do terminal. Essa rede de informações proporciona uma leitura integrada e ágil das atividades, dos fluxos operacionais e seus gargalos, viabilizando intervenções rápidas e assertivas.

Entre os equipamentos que integram o novo CCO, estão computadores, rádios, controle dos OCR’s dos gates e dos portêineres, além de um videowall com 16 monitores, que contam com uma nova tecnologia cujo sistema tem mais capacidade de funcionamento e flexibilidade de conteúdo a ser apresentado. Ou seja, é possível ver câmeras direcionadas para um navio em um grupo de monitores e, em outro grupo, o pátio. Isso faz com que os coordenadores tenham uma visão global e facilitada do todo. O sistema foi projetado agregar quando necessário implantações futuras de novas tecnologias desenvolvidas a partir de IoT, inteligência artificial e machine learning.

Segundo Ricardo Abbruzzini, diretor de Tecnologia e Inovação da Santos Brasil, o novo CCO permite que a Companhia tenha um fluxo operacional ainda mais eficiente, impactando de forma positiva o nível de atendimento aos clientes. “Temos agora mais facilidade para antecipar e tratar possíveis desvios e gargalos, criando planos de contingência para maior estabilidade operacional”, diz.

Anterior CEO da Copercitrus promete realizar “a maior e melhor feira digital do agronegócio brasileiro”
Próximo Ministério da Agricultura suspende exportação de frigorífico da JBS à China