Centro de Atividades Múltiplas do Porto de Imbituba entra em reta final de reforma


Centro de Atividades Múltiplas (divulgação)

A SCPAR Porto de Imbituba concluiu e entregou, em junho, a primeira etapa da obra de reforma e adequação do Armazém 10. O prédio de 690m2 está sendo transformado em um Centro de Atividades Múltiplas (CAM), com espaços estruturados para a realização de eventos, reuniões, conferências, sala de convivência de colaboradores, entre outras atividades. A parte de construção civil foi concluída nesta fase. Dentre as novidades, o prédio agora conta com novas salas, cobertura, esquadrias e sistema de ar condicionado central. A última etapa da reforma consistirá na qualificação do espaço com mobiliário, dentre outros serviços.

Além de ambientes adequados e acessíveis para ações de formação e integração, o CAM abrigará um memorial do acervo histórico do Porto de Imbituba, composto por maquetes, plantas arquitetônicas e fotografias antigas. A Comissão de Patrimônio Histórico Cultural da Autoridade Portuária está elaborando as pesquisas e levantamentos necessários para a idealização da exposição que ficará no local.

No passado, a edificação funcionava como uma cooperativa de consumo para atender os funcionários da atividade portuária. Estes podiam realizar compras de mantimentos e itens diversos, que eram cadastradas e descontadas nos salários atribuídos no final do mês, facilitando a aquisição das mercadorias.

“O projeto de reforma desse prédio foi feito pensando em revitalizar uma estrutura histórica importante, que retoma a meados do século XX e servia como referencial de compras para a cidade, na época ainda pequena. Também desenhamos seus espaços de forma a agrupar um conjunto de equipamentos que podem servir a comunidade com tecnologia e infraestrutura adequada”, ressalta Daniel Plentz, analista de arquitetura e urbanismo da SCPAR Porto de Imbituba, responsável pelo projeto arquitetônico do CAM.

Anterior A Delegação Latino-Americana da AAPA refere-se à necessidade de retomar a Indústria de Cruzeiros para o Continente
Próximo ANTAQ realiza em 06/07 audiência pública virtual sobre arrendamento de área no Porto de Fortaleza