Cresce movimentação de cargas congeladas na Portonave


No último final de semana de junho, a Portonave movimentou 1.669 contêineres exclusivamente de carga congelada. De janeiro a maio deste ano, o Terminal registrou um aumento de 8,7% na movimentação de contêineres reefers, comparado com o mesmo período de 2019. Se avaliarmos só o mês de maio, houve incremento de 10,6%.

Entre as mercadorias congeladas, destaque para as aves, que representam cerca de 72% dos produtos exportados pelo Porto de Navegantes.

A movimentação dos 1,6 mil contêineres foi registrada em quatro navios que atracaram no Terminal no último final de semana de junho. Só no MSC MELINE, dia 27, foram embarcados 938 contêineres reefer – o que fez a empresa bater seu recorde histórico de movimentação deste tipo de carga em uma única escala.

O MSC MELINE, com capacidade para 8.819 TEUs, tem 299m de comprimento e 48m de boca, movimentou ao todo 1.291 contêineres nesta atracação. O navio foi um extra call para o Mediterrâneo, não é uma linha habitual da Portonave.

Embora o resultado da Portonave tenha sido positivo, as exportações catarinenses de janeiro a maio totalizaram US$ 3,4 bilhões, uma queda de 11,3% se comparado ao mesmo período em 2019. Os dados são do Ministério da Economia divulgados pelo Observatório FIESC. O desempenho negativo foi puxado pela queda nos embarques de carne de aves, motores elétricos e partes para motor.

Anterior Audiência Pública nº08/2020
Próximo FMM destina R$ 757 milhões para projetos do setor naval e aprova orçamento para 2021