Brasil e Senegal discutem cooperação agrícola para promoção da segurança alimentar


O secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Cleber Soares, reuniu-se nesta quinta-feira (15) com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Pecuária do Senegal, Mabouba Diagne, para tratar do fortalecimento da cooperação bilateral no setor agropecuário.

Durante o encontro, o secretário apresentou um panorama do desenvolvimento agropecuário brasileiro nas últimas cinco décadas. Destacou a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a tropicalização dos sistemas de produção, os avanços no melhoramento genético animal e vegetal, além da adaptação dos solos do Cerrado e da expansão dos sistemas irrigados no semiárido brasileiro como pilares da transformação do Brasil.

O ministro Mabouba Diagne reconheceu os avanços do Brasil como referência internacional e manifestou interesse em adaptar e aplicar parte dessas soluções ao contexto senegalês, com foco na transformação da agricultura local e na garantia da segurança alimentar no país.

Entre os temas discutidos, os representantes dos dois países destacaram a intenção de ampliar a cooperação técnica e estabelecer um memorando de entendimento com foco em ações conjuntas.

Apoio ao desenvolvimento do sistema de cooperativas no Senegal, acesso a material genético brasileiro, implementação de sistemas de produção integrados; além de soluções para mecanização agrícola, com acesso a máquinas e equipamentos, e melhorias na infraestrutura de armazenamento de alimentos são algumas das iniciativas em análise.

A proposta inclui ainda a possibilidade de o Brasil colaborar com o fornecimento de alimentos seguros, de qualidade e com preços competitivos ao Senegal.

“O Brasil está à disposição para cooperar com Senegal em temas estruturantes como o desenvolvimento de sistemas produtivos, políticas públicas agrícolas e o acesso a tecnologias que contribuam com a segurança alimentar e a inclusão produtiva”, afirmou o secretário Cléber Soares.

O ministro senegalês está em visita ao Brasil no contexto do II Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que será realizado na próxima semana e reunirá autoridades de diversos países africanos para discutir parcerias e soluções conjuntas para a segurança alimentar no continente.

A comitiva do Senegal foi composta pelo ministro Mabouba Diagne; pelo diretor da Agricultura, Moctar Ndiaye; pelo diretor da Modernização e do Equipamento Rural, Bounama Dieye; pelo diretor da Pecuária, Mamadou Diagne; pelo encarregado de negócios, Alioune Badara Ndiaye; e pelo primeiro-secretário, Robert Emmanuel Dioh.

Pelo lado brasileiro, participaram da reunião o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais, Marcel Moreira; o diretor substituto de Promoção Comercial e Investimentos, André Okubo; e o assessor da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Jean Manfredini.

 

Anterior Região Sul do Brasil avança como polo estratégico na logística nacional com investimentos do Fundo da Marinha Mercante
Próximo Investigação do MDIC interrompe importações que burlavam medidas antidumping