Complexo de Suape ganha duas novas diretorias para fortalecer a gestão


A Diretoria Executiva de Suape incorporou duas novas pastas com o objetivo de fortalecer a gestão e a governança da estatal. A proposta de reestruturação foi apresentada e aprovada pelo Conselho de Administração, em reunião extraordinária realizada no último dia 15 de maio. Foram criadas a Diretoria Jurídica e a Diretoria de Relações Institucionais e Governamentais, além de autorizada a mudança da nomenclatura da Diretoria de Sustentabilidade para Diretoria de Sustentabilidade e Gestão Fundiária.

Para ocupar o posto de diretor de Relações Institucionais e Governamentais, foi nomeado o administrador Armando Reis Peixoto Filho. O cargo de diretor Jurídico passou a ser ocupado pelo atual assessor especial jurídico da presidência de Suape, João Vítor Paiva (leia as minibiografias ao final deste texto). Dessa forma, a estrutura organizacional passa a ser composta por uma Diretoria da Presidência e outras 8 diretorias, conforme permitido pelo Decreto Estadual Nº 47.170, de 8 de março de 2019 – Estatuto da Empresa Suape: Administração e Finanças; Infraestrutura; Inovação e Transformação Digital; Desenvolvimento e Gestão Industrial; Desenvolvimento e Gestão Portuária; Sustentabilidade e Gestão Fundiária; Relações Institucionais e Governamentais; e Jurídica.

“Essa reestruturação marca um avanço significativo na modernização da gestão de Suape. A criação das diretorias reforça nosso compromisso com a governança, a transparência e o diálogo institucional, ensejando ações austeras em outras áreas para não refletir em aumento de despesa. Essa mudança estratégica, aprovada pelo Consad, amplia nossa capacidade de atuação e articulação. Estamos fortalecendo a base para um futuro mais eficiente e sustentável. É um passo essencial para os novos desafios da empresa”, explicou Armando Monteiro Bisneto, diretor-presidente de Suape.

NOVOS DIRETORES

Armando Peixoto 1

Armando Reis Peixoto Filho
Diretor de Relações Institucionais e Governamentais

Profissional com formação em Administração pela Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo – FAAP (2008) e pós-graduação em Finanças pelo INSPER (2013), com cursos complementares nas áreas de análise econômico-financeira e mercado financeiro (Business School São Paulo e Profins Business School). Tem vivência internacional com estudos nos Estados Unidos e no Reino Unido (American Heritage School e no St. Clare’s School). Atuou em empresas como Amap Empreendimentos (mercado imobiliário), Grupo Cornélio Brennand (energia eólica), Rio Bravo Investimentos (fundos de investimento) e Banco Espírito Santo (equity research). Iniciou a carreira com estágios no Deutsche Bank nas áreas de equity research e gestão de risco de crédito.

 

WhatsApp Image 2025 05 20 at 16.28.47

João Vítor Paiva
Diretor Jurídico

Advogado com ampla experiência em Direito Público, com atuação destacada em projetos e operações de infraestrutura nos setores regulados. Desde 2023, exerce a função de chefe da Assessoria Jurídica do Complexo Industrial Portuário de Suape, liderando a equipe de advogados da estatal. Graduado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), é especialista em Direito Marítimo e Portuário pela Universidade Católica de Santos e atualmente cursa o mestrado em Direito no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP/DF). Integrante da Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB, é autor de artigos publicados em obras coletivas e periódicos especializados, com produção acadêmica consistente voltada às temáticas do Direito Público.

Anterior Brasil impulsiona agenda ferroviária com a China para ampliar rota de exportação
Próximo APS registra lucro de R$ 74,7 milhões em abril e acumula R$ 70,9 milhões no ano