Produto veio da Argentina, país que é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil.
A Seaforte Operações Portuárias, empresa do grupo Paranaense FTSpar, viabilizou uma nova operação de importação de trigo pelo Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. A operação representa uma retomada estratégica para o porto que, há cerca de 25 anos, não recebia o produto.
Desta vez, 27 mil toneladas de trigo argentino foram desembarcadas em São Sebastião, com destino aos moinhos paulistas e de outros estados, o que reforça uma rota alternativa estratégica e eficiente ao cereal que têm alta demanda no mercado nacional.
“Trata-se de um avanço na diversificação das operações do Porto, reforçando seu papel estratégico no abastecimento do estado. Nosso objetivo é consolidar a movimentação de novas cargas. Queremos que produtos como o trigo também passem a ser operados com regularidade e permaneçam ativos no Porto por um longo período”, declarou o diretor-presidente do Porto, Ernesto Sampaio.

Operação de Trigo em São Sebastião
“Estamos muito empolgados com esta nova operação de importação de trigo por São Sebastião. Os navios irão suprir os moinhos de São Paulo, bem como do Sul de Minas Gerais e de Goiás, trazendo uma nova alternativa logística que não dependa de Santos, exclusivamente. Isso representa aumento da competitividade e ganhos para nossos clientes”, avalia Ricardo Collares, diretor comercial do Grupo FTSpar.
Importação de Trigo
Em 2024 o Brasil importou 6,65 milhões de toneladas de trigo, o maior volume desde 2018. Só em dezembro foram 520,9 mil toneladas – a maior quantidade para o mês desde 2019, segundo dados do CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
Hoje, o Brasil produz aproximadamente 6 milhões de toneladas de trigo ao ano e importa mais 4 milhões para dar conta da demanda. A Argentina é o principal fornecedor do alimento e um dos nossos principais parceiros comerciais.
Entre janeiro e março de 2025, as trocas entre Brasil e Argentina somaram mais de US$ 7,1 bilhões de dólares, o que ressalta a importância da parceria entre os dois maiores mercados do Mercosul. O saldo comercial foi positivo para o Brasil, com superávit de aproximadamente US$ 1,29 bilhão.
As exportações brasileiras para a Argentina chegaram a US$ 4,23 bilhões, com a indústria de transformação responsável por mais de 94% deste total.
Já as importações brasileiras da Argentina alcançaram US$ 2,94 bilhões de dólares. A indústria de transformação aparece como setor predominante para o desempenho das negociações, seguida por produtos agropecuários como trigo, leite e cevada.
“O Brasil e a Argentina são parceiros estratégicos históricos. Essa relação bilateral é importante para a economia dos dois países. Agora, com essa operação em São Sebastião, por meio da Seaforte, a gente mostra a nossa capacidade de oferecer serviços importantes e de qualidade, além de novas rotas para o abastecimento do país. Não apenas com o trigo, que é de extrema importância para o mercado doméstico, mas, também, com outros produtos que já fazem parte das negociações internacionais”, diz Rafael Moura, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da FTSpar.