O Peru está se preparando para receber os principais participantes do comércio marítimo global como anfitrião do Congresso AAPA LATAM 2025, o principal evento da Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA) que, em parceria com a Autoridade Portuária Nacional (APN), reunirá mais de 600 líderes comerciais internacionais, autoridades governamentais e executivos dos principais portos e empresas de transporte marítimo do mundo, de 24 a 27 de junho, para discutir o futuro portuário e logístico do continente.
O encontro, que acontecerá em Lima, acontece em um momento estratégico para o comércio global. O Peru, cada vez mais reconhecido como um polo logístico-portuário no Pacífico Sul-Americano, projeta-se para o mundo como referência em transformação, sustentabilidade e inovação em infraestrutura portuária. A escolha do Peru como país anfitrião confirma uma década de investimentos, reformas e uma visão estratégica voltada para a conexão de seus terminais com as principais cadeias de suprimentos internacionais.
A AAPA LATAM 2025 será o centro de importantes debates do setor, abordando temas-chave como investimento portuário, transição energética, desenvolvimento de infraestrutura resiliente e transformação digital. A magnitude do evento também destacará a liderança alcançada pelos principais terminais portuários do país, que agora são atores-chave na transformação do setor na América Latina. Líderes do setor concordam que esta valiosa oportunidade representa uma oportunidade histórica para mostrar ao mundo o potencial e a capacidade estratégica do sistema portuário peruano.
“Para o Peru, é uma honra sediar este importante evento, que reafirma o país — assim como seus portos e sistema logístico — como uma referência valiosa. A AAPA LATAM 2025 permitirá que o mundo conheça mais de perto nossas capacidades e visão como um polo logístico regional”, disse César Rojas Álvaro, gerente geral do Porto de Paracas .
Por sua vez, Eduardo Cerdeira, gerente geral da Terminales Portuarios Euroandinos (TPE), afirmou: “Escolher o país como sede de um congresso desta magnitude é uma excelente decisão. Nossos portos estão prontos para mostrar ao mundo sua evolução e seu papel significativo.”
Mauricio Núñez del Prado Eguiluz, gerente geral do Terminal Internacional del Sur (TISUR), acrescentou: “Este valioso congresso reunirá fornecedores, clientes e outros concorrentes para trocar ideias e oportunidades para o setor”. Enquanto isso, Marco Hernández Bardelli, gerente geral da DP World Callao, acrescentou: “A seleção do Peru como anfitrião do Congresso AAPA LATAM 2025 representa o reconhecimento do papel estratégico que o país vem consolidando no comércio marítimo regional e global”.
Por sua vez, Carlos Arias de Molina, CEO da APM Terminals Callao , enfatizou: “Esta plataforma nos permitirá demonstrar ao mundo nosso compromisso com a eficiência, sustentabilidade e inovação, gerando oportunidades reais de cooperação”. Por fim, Gonzalo Ríos Polastri, Subgerente Geral da COSCO SHIPPING Ports Chancay Perú , observou: “Temos um fator motivacional e reflexivo, e uma excelente oportunidade para revisar as projeções de infraestrutura, equipamentos e interação dos portos com seu entorno”.
Peru: Cenário ideal para investimentos empresariais e logísticos
A escolha do Peru como sede da AAPA LATAM 2025 não é mera coincidência, mas sim o resultado de uma década de reformas e investimentos estratégicos. Prova disso é o Porto de Paracas , reconhecido com o Prêmio Porto Verde (GPAS) da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC). O terminal investiu mais de US$ 240 milhões em infraestrutura. Um novo pacote de investimento de US$ 30 milhões foi adicionado.
Por sua vez, a Euroandinos Port Terminals , principal porto de exportação agrícola do Peru, responsável por mais de 40% de toda a carga refrigerada exportada em 2024, planeja ultrapassar US$ 100 milhões em investimentos até 2029, com o objetivo de responder ao dinamismo do norte do Peru. No sul, a concessionária do Terminal Portuário de Matarani, TISUR , executou 12 projetos de obras públicas na província de Islay por meio do mecanismo Obras por Impostos, investindo 40 milhões de soles nos últimos cinco anos. Esses projetos preencheram lacunas em setores como saúde, educação, saneamento e transporte.
Da mesma forma, a DP World , que administra aproximadamente 60% do volume do Porto de Callao e canaliza 90% do comércio doméstico de contêineres, exportou US$ 2,861 bilhões em produtos de mineração e US$ 1,575 bilhão em produtos pesqueiros somente em 2024. Em termos de importações, transportou US$ 4,07 bilhões em máquinas e peças de reposição, US$ 2,29 bilhões em produtos químicos e US$ 1,34 bilhão em alimentos e bebidas. A empresa estabeleceu a meta de reduzir suas emissões em 90% até 2030.
Por sua vez, a APM Terminals avança com a inauguração da Fase 3A, que marca um novo marco na modernização do Terminal Multipropósito Norte. Sua capacidade multipropósito de movimentação de cargas e grãos o consolida como um porto de classe mundial. Além disso, o Porto de Chancay , operado pela COSCO SHIPPING Ports Chancay Perú, representa o futuro imediato do comércio transoceânico. Este terminal promete reduzir os tempos logísticos entre a América do Sul e a Ásia, redefinindo as rotas comerciais marítimas.
O encontro da AAPA LATAM 2025 em Lima se configura como uma plataforma incomparável para impulsionar a América Latina rumo a uma nova etapa de integração com o comércio internacional. Participar deste evento é uma decisão estratégica para aqueles que lideram, tomam decisões, planejam ou investem no desenvolvimento da infraestrutura portuária da região. Informações e inscrições: www.aapalatam.org/congreso