Porto do Itaqui se destaca como um dos maiores centros de movimentação de combustíveis do país


Localizado em São Luís (MA), o Porto do Itaqui é um gigante na logística nacional, sendo um dos principais terminais do Arco Norte — conjunto de portos estratégicos nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Sua posição geográfica privilegiada reduz o tempo de viagem de mercados da América do Norte e da Europa, quando comparado aos portos do Sul e Sudeste, reforçando sua importância no cenário logístico.

O local é hoje um dos maiores centros de movimentação de combustíveis do país. Funciona como um verdadeiro hub de recebimento e distribuição de derivados de petróleo, como gasolina, diesel, querosene de aviação e gás liquefeito de petróleo (GLP).

Cerca de 30% do combustível consumido no Brasil entra pelo Porto do Itaqui. Essa estrutura faz do terminal maranhense peça-chave no abastecimento nacional. “Recebemos gasolina, diesel, querosene de aviação e GLP dos Estados Unidos, da Holanda, dos Emirados Árabes Unidos e da Índia”, explicou Paulo Ricardo Martins Nunes, assessor do porto.

No caso do GLP, conhecido popularmente como gás de cozinha, a operação conta com a participação da Transpetro, responsável por receber o produto dos navios e armazená-lo em tanques de grande capacidade. A partir daí, o gás é enviado às distribuidoras e chega até as residências brasileiras.

Outro destaque do terminal é o berço 106, um dos pontos mais estratégicos de atracação no Porto do Itaqui. Com profundidade de 19 metros na maré baixa, e podendo chegar até 26 metros, é utilizado especialmente para operações de transbordo de combustíveis, incluindo o sistema “ship to ship” (STS), onde a carga é transferida diretamente entre as embarcações.

A operação permite a movimentação de petróleo e seus derivados entre navios fundeados ou em movimento, otimizando a logística e reduzindo custos operacionais.

Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o Porto do Itaqui é um dos pilares da logística nacional. “Estamos vendo nossos portos crescerem em números e estrutura. Isso é resultado direto dos investimentos públicos, que fortalecem a infraestrutura, melhoram os serviços e movimentam a economia brasileira”, afirmou.

Movimentação recorde de grãos
Os portos organizados da região Nordeste movimentaram 7,7 milhões de toneladas de cargas em abril deste ano, um avanço de 7% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados do Estatístico Aquaviário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

O Porto de Itaqui reafirmou seu papel estratégico como hub logístico da movimentação de soja no Nordeste e foi responsável por toda a movimentação da commodity na região. O terminal respondeu por 3,3 milhões de toneladas em abril, crescimento de 12,4% em comparação ao ano passado.

Para Alex Ávila, secretário Nacional de Portos, os números positivos refletem uma gestão eficiente e investimentos consistentes no setor. “O crescimento observado na movimentação de produtos nos principais terminais portuários do Nordeste aponta que o planejamento do Governo Federal para a retomada do modal e da economia do país tem sido muito bem executado. Os investimentos realizados nos últimos dois anos têm contribuído para o desenvolvimento do nosso setor e elevado os indicadores econômicos”, destacou.

Saiba mais em: https://www.gov.br/portos-e-aeroportos/pt-br/assuntos/noticias/2025/06/porto-do-itaqui-conecta-regioes-produtoras-do-norte-e-centro-oeste-do-pais

Este é o #MPorPeloBrasil, conectando o Brasil por meio dos nossos portos, aeroportos e hidrovias. Acompanhe as redes do Ministério de Portos e Aeroportos e fique por dentro de tudo o que movimenta o país.

Foto: Vosmar Rosa/Mpor

 

Anterior Em ampliação de serviços logísticos, VLI inaugura solução para descarga de vagões com insumos para fertilizantes em Uberaba (MG)
Próximo Mapa lança banco de dados do AgroInsight com oportunidades de exportação identificadas por adidos agrícolas