Empreendimento integra o complexo corporativo multifuncional Latitude Suape, localizado nas proximidades do centro administrativo da estatal portuária
O Complexo Industrial Portuário de Suape vai ganhar um novo empreendimento que promete impactar de forma decisiva a centralidade da região. A Casa Orange está lançando o Latitude Suape, um projeto que reúne hotel, torre empresarial e mall em um único polo de serviços. A empresa firmou parceria com a rede Marriott e com a Fábrica de Hotéis para implantar um hotel da bandeira City Express by Marriott. A previsão inicial é que o empreendimento fique pronto em 15 meses. A obra vai gerar 600 empregos temporários e 200 postos de trabalho diretos quando o hotel estiver em funcionamento.
O contrato foi assinado nesta terça-feira (15), na sede administrativa da estatal portuária, durante solenidade que contou com a participação de representantes das empresas envolvidas no projeto, das corporações instaladas no complexo e do trade turístico de Pernambuco, além da diretoria e de colaboradores de Suape. Logo após a cerimônia, quando foi descerrada uma placa alusiva ao projeto hoteleiro, o grupo empresarial e a diretoria de Suape foram recebidos pela governadora do Estado, Raquel Lyra, no Palácio do Campo das Princesas, no Centro do Recife.

“Agradecemos a confiança a todo o grupo por realizar um investimento tão importante aqui no nosso Estado. Estamos abertos para receber equipamentos desse porte, que ajudam a transformar a infraestrutura da região e impulsionam nossa economia. Só durante a obra, serão gerados cerca de 600 empregos e isso só é possível porque temos trabalhado de forma firme na atração de investimentos e no fortalecimento da construção civil”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Concebido como um complexo corporativo multifuncional, o Latitude Suape se destaca pela localização estratégica, foco em sustentabilidade e proposta de se tornar um hub de negócios, serviços e conexões. A ideia é oferecer soluções ainda inexistentes no entorno imediato de Suape. “Nosso objetivo é atender às demandas cotidianas de quem vive e trabalha na região, trazendo mais praticidade e eficiência para o dia a dia dessas pessoas”, afirmou o diretor-presidente da Casa Orange, Múcio Souto. “Esse empreendimento da rede Marriott dialoga plenamente com a nossa proposta”, completou.
Anfitrião do evento que marcou o lançamento do Latitude Suape, o diretor-presidente da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto, ressaltou que o empreendimento fortalece o polo de serviços e a integração entre os diversos segmentos da comunidade industrial portuária. “Recebemos o anúncio dessa iniciativa com entusiasmo e reiteramos nosso compromisso com o desenvolvimento contínuo do território de Suape”, destacou.
O gerente de Desenvolvimento da Marriott, Renato Carvalho, informou que a rede é a maior do mundo no segmento hoteleiro e que agora traz o City Express para Suape. “O hotel terá 164 apartamentos”, revelou. Eduardo Malheiros, diretor da Fábrica de Hotéis, parceira responsável pela construção da unidade, comentou a escolha pelo complexo industrial portuário: “Foi pela pujança do porto. A escolha se deu muito por acreditar que Suape tem uma demanda reprimida, que a gente pode vir a atender. E a Marriott entra com a chancela da marca para atrair hóspedes nacionais e internacionais”, pontuou.
EXPANSÃO
O CEO da Marriott Internacional para Caribe e América Latina, Federico Greppi, destacou que o novo hotel marca o início de um ambicioso plano de expansão que prevê outros 30 empreendimentos semelhantes na região. A estimativa é de que o grupo invista cerca de R$ 1 bilhão no Brasil. “Um hotel não é uma ação especulativa. É um investimento de longo prazo — 20, 30, 50 anos”, enfatizou. “Este projeto é uma clara demonstração da confiança que temos no futuro deste destino, que é o Nordeste do Brasil”, acrescentou.
SOBRE SUAPE
Fundado há 46 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado uma das âncoras de desenvolvimento de Pernambuco e do Nordeste, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes).
Soma investimentos privados de 74,5 bilhões de reais, com mais de 80 empresas instaladas, gerando mais de 25 mil empregos. Exemplo em sustentabilidade, 59% do território ocupado pela estatal pernambucana compõem a Zona de Preservação Ecológica (ZEPC). Em 2024, o atracadouro registrou movimentação de 24,8 milhões de toneladas, mantendo a liderança nacional em transporte de granéis líquidos e navegação por cabotagem (entre os portos do país), e recorde de movimentação de contêineres no Norte/Nordeste.
