Portos do Paraná divulga atualização de norma que flexibiliza saída de navios graneleiros do cais


A Portos do Paraná divulgou a atualização da Norma de Tráfego Marítimo e Permanência, que flexibiliza as manobras para desatracação nos berços onde são movimentadas, preferencialmente, cargas de granéis vegetais sólidos de exportação, como soja em grão, farelo, milho e açúcar. A portaria Nº 144/2025 passou a valer no dia 1º de agosto, após aprovação da praticagem e da Marinha do Brasil, e se aplica aos berços 201, 204, 212, 213 e 214 do Porto de Paranaguá.

“A redução nas restrições de manobras permite que os navios carregados desatraquem de maneira mais rápida o que ampliará a produtividade nas movimentações”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Após a remoção da ponta da Pedra da Palangana e da revisão da sinalização do canal de acesso, várias simulações de manobras foram realizadas para garantir o máximo de segurança no momento em que as embarcações deixam o cais, sem restrições de maré ou corrente.

Os investimentos em dragagem, realizados pela empresa pública, também permitiram o aumento do calado, que é a distância entre o ponto mais profundo da embarcação (quilha) e a superfície da água, registrado no final do ano passado. A maioria dos berços e dois píeres passou de 12,8 m para 13,1 m.

Com o aumento de 30 centímetros no calado em 2024, a capacidade de carregamento dos navios de granéis sólidos, por exemplo, teve um acréscimo de cerca de duas mil toneladas, tanto para o recebimento quanto para o embarque.

Produtividade em números

De janeiro a julho deste ano, os Corredores Oeste e Leste operaram 226 navios, sendo que o Corredor de Exportação Leste atingiu o recorde operacional em julho, movimentando 2.607.639 toneladas — um crescimento de mais de 1,55% em relação às 2.567.755 toneladas registradas em maio de 2023, até então o melhor mês.

“A expectativa é que, com esta mudança, o fluxo de navios seja maior, permitindo um crescimento nos números”, afirmou o diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.

 

Anterior Portos do Paraná divulga atualização de norma que flexibiliza saída de navios graneleiros do cais
Próximo Abertura de mercado para exportação de mudas de cana-de-açúcar do Brasil para a Guatemala