Cidade portuária registra crescimento econômico acima da média nacional


Às vésperas de completar 63 anos de emancipação política, no mês de agosto, a cidade de Navegantes comemora um período de crescimento econômico transformador. Sob a gestão do prefeito Libardoni Lauro Claudino Fronza, o Liba, o município tem apresentado resultados que superam a média nacional, impulsionado por investimentos públicos e privados, modernização da gestão e um ambiente de negócios atrativo.

Segundo o prefeito, Navegantes cresceu mais de 100% nos últimos quatro anos, alavancada por políticas de desburocratização, segurança jurídica e diálogo com o setor produtivo. “O crescimento econômico da cidade tem sido exponencial. Temos trabalhado para facilitar a vida de quem quer empreender, mostrando o potencial da cidade e oferecendo confiança a quem decide investir aqui”, afirma Liba.

Logística e construção civil como vetores

A localização estratégica e a força da atividade portuária, com destaque para a atuação da Portonave, continuam sendo pilares do desenvolvimento local. No entanto, Liba observa uma diversificação importante na economia. “O porto foi a base, mas hoje outras atividades também ganham destaque, como a construção civil, que vem suprindo o déficit habitacional e abrigando novos empreendimentos logísticos”, cita.

A criação de galpões e condomínios logísticos fortalece ainda mais o papel de Navegantes como um polo de distribuição regional. Esse movimento acaba impulsionando, em cadeia, setores como comércio e serviços, que acompanham o ritmo de expansão com novos restaurantes, lojas, academias e espaços voltados à qualidade de vida da população.

Com o crescimento econômico, vem também o aumento na geração de empregos. “Isso reflete diretamente na renda dos nossos cidadãos, na valorização da mão de obra local e nos novos hábitos de consumo que estão se consolidando em Navegantes”, comenta o prefeito.

Infraestrutura e desenvolvimento urbano

Outro motor dessa transformação é o programa Avança Mais Navega, um pacote de obras e projetos que destina R$ 150 milhões para investimentos nos próximos dois anos. O foco, segundo Liba, é desenvolver. “Queremos que esse crescimento seja sustentável e gere melhorias reais na vida das pessoas. Por isso, investimos em saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura, esporte e turismo.”

A reformulação do plano diretor e o aumento do potencial construtivo da cidade também contribuíram para atrair empresas e destravar novos empreendimentos. “Desburocratizar e garantir segurança jurídica tem sido fundamental para que o setor privado confie em Navegantes como destino de investimentos”, complementa o prefeito.

Com uma infraestrutura portuária reconhecida e uma localização privilegiada, Navegantes já se consolida como um polo logístico regional — e se prepara para ser um polo logístico nacional. No entanto, Liba ressalta que a evolução depende também de fatores externos. “Estamos atentos à reforma tributária. Se o cenário permitir, Navegantes tem tudo para liderar ainda mais nesse setor.”

 

 

Anterior Projeto de requalificação do terminal marítimo do Porto do Recife recebe aval do TCU
Próximo Autoridade Portuária de Santos contrata empresa para retirada de rochas do canal de navegação