A Comitiva técnica da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participou da PIANC Smart Rivers e realizou visitas técnicas ao Rio Mississipi, localizado nos Estados Unidos.
A viagem foi dividida em duas partes. Na primeira, entre os dias 8 a 12 de setembro, aconteceu o PIANC Smart Rivers, que tratou de temas como navegação disruptiva, compartilhamento hidroviário, adaptação de vias interiores aos impactos das mudanças climáticas, entre outros.
A conferência, que é realizada a cada dois anos, incentiva o intercâmbio técnico-científico, divulgar inovações do setor e debater aspectos relacionados à segurança e à sustentabilidade do transporte fluvial, além de apoiar as economias e comunidades que utilizam e dependem dos sistemas de navegação interior.
No quarto dia do evento, o superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários, Eduardo Queiroz, apresentou o Plano Geral de Outorgas Hidroviário do Brasil, demonstrando a metodologia utilizada e como ela pode ser aplicada por outros órgãos do setor.
O gerente de Estudos Hidroviários da ANTAQ, Rodrigo Português, também foi um dos painelistas. Ele fez proposta de classificação para a Seção Brasileira da Hidrovia Paraná-Paraguai.
Além disso, a Chefe de Divisão de Cooperação e Missões Internacionais, Clarice Solano, fez apresentação plenária de encerramento e divulgou que a PIANC America 2026 acontecerá no Rio de Janeiro, promovido pela Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC).
Após o evento, aconteceram as visitas técnicas a diversos pontos do Rio Mississipi, entre os dias 13 e 18 de setembro. A comitiva foi ao Parque Estadual Tears para observar as estruturas de treinamento do rio; visitou as eclusas e as barragens; e esteve no Porto de St. Louis.
Os representantes tiveram reuniões também com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e com o Instituto de Recursos Hídricos da Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (USACE).