“O resultado é reflexo de um trabalho que começou há nove anos, quando a Tecer Terminais exportava apenas três toneladas de granito a cada quatro meses. Desde então, a empresa se consolidou como indutora do desenvolvimento do setor de rochas ornamentais, viabilizando operações que permitiram a expansão das mineradoras no Ceará e impulsionando toda a cadeia produtiva”, comemora o diretor comercial da Tecer Terminais, Carlos Alberto Nunes, destacando também o apoio do setor comercial da CIPP S/A, representado pelo diretor André Magalhães.
Esse avanço acompanha o crescimento expressivo do segmento no estado. Até agosto de 2025, as exportações de rochas ornamentais, incluindo o granito, já registravam alta significativa, com projeção de atingir o maior volume dos últimos anos. O desempenho consolidou o Ceará como o 3º maior exportador brasileiro do setor, com participação de 4,2% nas vendas externas estaduais e a perspectiva de encerrar o ano com recorde em exportações.
Além do granito, a Tecer Terminais movimenta no Porto do Pecém diversos tipos de carga, como pneus OTR (off the road) para mineração de alta produtividade, componentes eólicos, cargas de projetos, contêineres, fertilizantes em big bags, bobinas e placas de aço, além de granéis sólidos e líquidos. A empresa também é especialista no desenvolvimento de novos projetos, oferecendo soluções completas dentro do Complexo Portuário do Pecém.