Praia do Pontal do Norte, em Itapoá, ganha novo formato com alargamento da orla


A Praia do Pontal do Norte, em Itapoá, está passando por uma transformação significativa. Graças à dragagem de aprofundamento realizada na Baía da Babitonga pelos portos de São Francisco do Sul e Itapoá, 8 quilômetros da orla da praia da cidade serão alargados.
Até o momento, a draga Galileu Galilei já ampliou a faixa de areia em cerca de 40 metros de largura, ao longo de 300 metros de extensão. A intervenção promete valorizar a região, proporcionando mais espaço para moradores e turistas.
A dragagem de aprofundamento do canal de acesso à Baía, com investimento de R$ 333 milhões, começou nos primeiros dias de outubro. Num primeiro momento, a draga estava destinando metade dos sedimentos para uma área indicada pelo Ibama, em alto mar.
Nesta semana, começou o alargamento da orla: estima-se que a draga deve remover 12,5 milhões de metros cúbicos de sedimentos. Cerca de 6,5 milhões de toneladas dessa areia será utilizada para o alargamento da orla de Itapoá que, nos últimos anos, tem sofrido com erosão marítima.

Aproximadamente 400 metros de tubulação foram montados para a draga realizar o engordamento: a Galileu Galilei enche de areia a cisterna interna, com capacidade para 18 mil metros cúbicos, e leva até a tubulação, para a posterior distribuição pela praia.

Segundo o diretor de Operações do Porto de São Francisco, Guilherme Medeiros, esta será a maior obra de engordamento de praia em extensão já realizada no país.
“A ampliação da orla de Itapoá é uma das características inéditas deste projeto. Além disso, trata-se da primeira Parceria Público Privada (PPP) entre portos brasileiros e é a primeira vez que sedimentos provenientes de uma dragagem portuária são usados para a recuperação de uma praia no país”, salientou ele, acrescentando que as obras têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.

Anterior Acordo de preferências tarifárias entre Mercosul-Índia será ampliado
Próximo Portos do Sudeste registram alta de 7% em outubro com avanço de cargas geral