Uma operação logística especial em solo brasileiro garantiu uma etapa essencial nos bastidores da conferência COP 30, em Belém (PA). Por meio do seu Departamento de Frete Aéreo, a Allog Group coordenou uma complexa operação logística para garantir a chegada, em tempo recorde, dos cabos de conexão responsáveis por viabilizar a infraestrutura de internet do evento.
A carga, vinda dos Estados Unidos via Aeroporto de Miami, chegou no Brasil pelo aeroporto de Viracopos (SP) e seguiu para Belém após uma série de etapas cuidadosamente sincronizadas. Entre os dias 16 e 20 de outubro, 37 pallets com cabos de conexão — com peso médio de 160 kg cada — foram embarcados em voos de passageiros das rotas nacionais entre Guarulhos e Belém, além de conexões via Fortaleza. No total, 41 pallets foram entregues.
“Foi uma verdadeira operação de guerra. Trabalhamos com voos diários, monitoramento 24 horas e coordenação direta entre todos os elos da cadeia logística”, relata Sacha Mazzone, coordenadora de operações aéreas da Allog.
O desafio do espaço limitado
O principal desafio, segundo a profissional, foi o espaço limitado nas aeronaves, especialmente em um período de alta demanda. “A Latam Airlines teve papel fundamental no sucesso da operação, disponibilizando capacidade adicional e oferecendo suporte tanto em voos diretos quanto em rotas com conexão”, conta.
Outro ponto crítico foi o transporte de uma carga classificada como perigosa, que inicialmente não possuía a documentação exigida. “Nosso time atuou de forma imediata junto ao cliente e às companhias aéreas para regularizar os papéis e garantir o embarque dentro do prazo”, explica.

Para acelerar os trâmites, a Allog utilizou a tarifa Veloz da Latam, voltada para embarques urgentes, e manteve acompanhamento em tempo real de todas as etapas, desde o recebimento em Viracopos até o desembarque em Belém. “Nosso compromisso é oferecer soluções logísticas rápidas e seguras, especialmente em operações críticas como essa, que têm impacto direto em um evento de relevância mundial como a COP 30”, destaca.
Segundo Jaqueline Alves Castilho, coordenadora de Inside Sales da Latam, a operação exigiu equilíbrio entre prioridades, prazos e capacidade diária de voos. Para contornar as restrições, a equipe adotou um planejamento dinâmico, recalibrando a alocação de capacidade a cada dia, e otimizou o uso da malha aérea ao combinar voos de passageiros e cargueiros.
Para atender à urgência da demanda com a tarifa Veloz e voos diários, a Latam estruturou uma célula dedicada de operação, com equipes atuando 24 horas por dia em planejamento, aeroportos e atendimento. A malha aérea foi ajustada de forma sob medida, distribuindo volumes entre hubs estratégicos e assegurando contingências para eventuais restrições operacionais. “Com planejamento proativo, coordenação em tempo real e uso inteligente da nossa malha, conseguimos garantir que as cargas para a COP30 fossem transportadas com agilidade, confiabilidade e segurança”, destaca Jaqueline.



