A Fortepar, terminal especializado em carga geral e açúcar ensacado do grupo FTSpar, começou nesta semana a primeira operação de armazenagem de açúcar no armazém construído dentro do Porto de Paranaguá. O terminal tem capacidade de giro de até 60 mil toneladas por mês.

“Apresentamos ao mercado o início das operações da Fortepar no Az 6 AB e dando continuidade aos investimentos previstos no contrato de arrendamento. Demonstramos o quanto acreditamos na operação do açúcar em sacas e big bags como também agora ampliando as operações a produtos de toda natureza denominado carga geral. Além disso, a condição única que temos em Paranaguá de armazenagem de carga em área alfandegada, vem trazer benefícios tarifários ao exportador e importador, mostrando nosso compromisso em facilitar as operações dos nossos clientes”, diz Marcelo Alves, Diretor de Negócios Sucroalcooleiros e de Carga Geral da FTSpar.
O açúcar que está em sacarias de 50 kg tem como destino África, Oriente Médio e América Latina. Com 6.651 m² de área construída, a nova estrutura foi projetada para otimizar o fluxo logístico e dar mais agilidade nas operações de carga geral, especialmente nas exportações em formato break bulk – uma modalidade em que o produto não é transportado em contêineres, mas içado e posicionado no porão da embarcação.
O armazém tem um diferencial estratégico. Com acesso direto ao berço 205, localizado a apenas 100 metros de distância, o tempo de deslocamento entre armazenagem e embarque é reduzido significativamente.
“Esta nova fase representa um importante ganho de eficiência e competitividade para o Porto de Paranaguá, fortalecendo sua posição como referência nacional nas operações de açúcar em break bulk e carga geral. Nosso compromisso é oferecer operações com excelência, qualidade e agilidade aos nossos clientes”, avalia Giovanni Araújo, diretor da Fortepar.


