Durante a COP30, conferência internacional que reúne lideranças globais para debater os desafios das mudanças climáticas, em Belém (PA), o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) reconheceu a Portonave com o Selo Diamante de Sustentabilidade – melhor classificação – nesta quarta-feira (12). A iniciativa visa estimular práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no setor portuário, alinhadas às metas globais da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).
Para a conquista, a Portonave aderiu ao Pacto pela Sustentabilidade do MPor, elaborando um plano de ação que reúne suas principais iniciativas voltadas à sustentabilidade – cada uma delas associada a um ODS. Acesse o plano de ação: https://cdn.sanity.io/files/17gxgtne/production/52b15fa3069b2aa293efb3c7c739686ad53cb628.pdf 🔍
No eixo ambiental, destacam-se a aquisição de equipamentos portuários com menor emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), o estudo de riscos das mudanças climáticas no setor portuário – com publicação prevista para este ano – e os programas contínuos de monitoramento ambiental. A Companhia adota práticas de gestão eficiente de resíduos, baseadas na metodologia Lixo Zero, e iniciativas de reaproveitamento de recursos hídricos e preservação da biodiversidade local, como o programa “Corujar”, que monitora corujas-buraqueiras.
No campo social, a Portonave se destaca pelo Programa de Apoio à Maternidade, que alcançou 100% de retorno das profissionais após a licença, e por projetos de capacitação e inclusão profissional, como o Jovem Aprendiz, o Embarca Aí – voltado à formação de adolescentes – e o Coral Instituto Portonave, que oferece aulas de canto à comunidade.
Na governança, desde 2021, a empresa mantém a certificação ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno), sendo o primeiro terminal portuário de contêineres do país a obtê-la. Essas ações fortalecem a transparência e consolidam uma gestão ética e responsável, que estabelece uma relação porto-cidade benéfica. Outras iniciativas podem ser conferidas nos Relatórios de Sustentabilidade da Companhia, elaborados conforme as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Acesse aqui: https://www.portonave.com.br/pt/relatorio-sustentabilidade
Sobre o Selo de Sustentabilidade do MPor
Criado neste ano pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), o Selo de Sustentabilidade reconhece boas práticas ambientais, sociais e de governança em portos públicos e privados de todo o país. A avaliação considera critérios técnicos auditados por instituições independentes e baseia-se em indicadores de desempenho sustentáveis.
Classificação Diamante
Para se classificar na categoria Diamante, a Portonave apresentou um plano de ação com 10 ações nos três eixos exigidos pela certificação – com duas metas autodefinidas, sendo uma do eixo meio ambiente e outra do eixo social. As ações precisaram ser avaliadas e auditadas por uma instituição independente. A Companhia também disponibilizou, de forma pública, os relatórios de transparência salarial e remuneratória dos profissionais, comprovou a adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol e a publicação dos inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa no Registro Público de Emissões. Além disso, a empresa não possui denúncias de assédio não apuradas e de uso de trabalho forçado/infantil.
Benefícios do reconhecimento
Com o Selo Diamante, a Portonave possui uma série de benefícios estabelecidos pelo MPor: prioridade na habilitação para emissão de debêntures, na análise de projetos utilizando o Fundo da Marinha Mercante-FMM, atribuição de pontuação nas premiações e em critério de desempate nas premiações do MPor, priorização em processos administrativos e acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental do MPor e priorização na interlocução com outros órgãos do governo federal.


