Portonave habilita Câmara Frigorífica para o mercado da Coreia do Sul


A Iceport, primeira e única câmara frigorífica localizada em um terminal portuário no país, obteve a habilitação para armazenar cargas de origem animal da Coreia do Sul. Para essa conquista, a empresa passou por um processo rigoroso de auditorias de qualidade e conformidade conduzidas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Agência de Quarentena Animal e Vegetal da Coreia do Sul (APQA). O reconhecimento demonstra o compromisso com padrões internacionais e possibilita novos negócios.

No último ano, a câmara teve aumento de 12% no volume de cargas com temperatura controlada, na comparação com 2024 – resultado da eficiência operacional, integração logística e certificações e habilitações que atestam a qualidade das operações.

A empresa já é habilitada para armazenar produtos de diversos mercados internacionais, como África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos, Federação da Rússia, Hong Kong, Israel, Japão, México, Paraguai, Reino Unido, União Europeia, Uruguai, entre outros países sem exigências específicas. Também está autorizada a operar com medicamentos, com espaço exclusivamente projetado para esse mercado, e produtos Halal – em conformidade com os preceitos islâmicos.

Como diferencial estratégico, o centro logístico especializado na armazenagem de produtos sob temperatura controlada atua em sinergia com a Portonave, garantindo maior eficiência em operações integradas. A infraestrutura da Iceport conta com capacidade de 280 movimentos por hora em seu sistema totalmente automatizado de armazenagem de pallets.

A integridade das cargas é um compromisso constante nas operações. Mantém a certificação FSSC 22000, um dos padrões internacionais mais rigorosos em segurança de alimentos, reconhecido pela Global Food Safety Initiative (GFSI). Além disso, possui o Programa de Garantia da Qualidade (PGQ), responsável por fortalecer a cultura de segurança de alimentos e assegurar as boas práticas.

Produtos recebidos em 2025 

Em 2025, os frangos representaram 60% da movimentação, seguidos por vegetais (25%), carnes bovinas (8%) e suínos (7%). No último trimestre de 2025, a Iceport foi habilitada para o recebimento de carne bovina e suína dos Estados Unidos e carne bovina do Chile devido à confiabilidade das operações.

Serviços oferecidos 

Seu portfólio de serviços inclui armazenagem automatizada e convencional, cross docking para maior agilidade logística, estufagem e unitização de contêineres, gestão e controle de estoques, romaneio com inventário detalhado, depot para monitoramento e plugagem de contêineres reefer (com temperatura controlada), operações de picking conforme demanda dos clientes, serviços de recuperação de frio para restabelecimento da temperatura ideal das cargas, entre outros.

 

 

Anterior Agro brasileiro exporta US$ 10,8 bilhões em janeiro e registra superávit de US$ 9,2 bilhões no primeiro mês do ano
Próximo ARTIGO: Escala 6x1: quem pagará a conta da jornada reduzida?