Petrobras completa dez anos de produção no pré-sal de Santos


A Petrobras completou, em maio, dez anos de produção no pré-sal da Bacia de Santos, com indicadores de eficiência e produtividade acima da média da indústria offshore. São 16 plataformas e mais de 150 poços em operação apenas naquele polo, que respondem por 90% de toda a produção no pré-sal brasileiro. O custo de extração abaixo de US$ 7 por barril e a alta produtividade dos campos elevam o pré-sal a uma das fronteiras mais competitivas do setor. Dos 30 poços mais produtivos do país, 29 estão nessa província, sendo que a produção média por poço chega a 25 mil barris de petróleo por dia, cerca de quatro vezes mais que os poços do Golfo do México, por exemplo.

No pré-sal da Bacia de Santos, estão localizados os três maiores campos produtores do Brasil, atualmente: Lula, campo de maior produção da Petrobras com nove sistemas em operação; Sapinhoá, com dois sistemas; e Búzios, com quatro. Ainda nessa camada, o campo de Mero, no bloco de Libra, também tem se mostrado promissor. Com apenas um poço interligado ao FPSO Pioneiro de Libra, o campo já superou a marca de 60 mil barris de óleo equivalente (boe), indicando alto potencial futuro. Único sistema a operar no campo, o Pioneiro de Libra é dedicado à coleta de informações sobre o reservatório antes da implantação do sistema definitivo. Parte do sucesso em Mero se deve às trocas de experiência com grandes empresas do setor que atuam em parceria com a Petrobras.

“As características únicas do pré-sal da Bacia de Santos, como a localização em águas ultraprofundas, a camada de sal que chega a 2 km de espessura e a distância de 300 km da costa constituíram um desafio sem precedentes para a Petrobras e para a indústria. Mas isso não foi empecilho: dez anos depois do primeiro óleo de Tupi, não só desenvolvemos soluções inéditas para superar os desafios no pré-sal, com o emprego da mais alta competência técnica, como também comprovamos sua viabilidade econômica e batemos uma sucessão de recordes. Temos motivos de sobra para celebrar essa data”, afirmou o diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Carlos Alberto Pereira de Oliveira.

Anterior Logística Portuária - Diferencial estratégico
Próximo Vídeo Institucional - Porto Itapoá 2019