PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL COMPLETA 64 ANOS DE ATUAÇÃO


Hoje, 1º de julho, o Porto de São Francisco do Sul completa 64 anos de atuação.

A história do Porto de São Francisco do Sul teve início em 1912, quando a Companhia de Estradas de Ferro São Paulo – Rio Grande do Sul recebeu permissão para implantar uma estação marítima na Baía de São Francisco do Sul. Porém, somente em 1941, o Governo de Santa Catarina obteve a concessão para começar as obras, que iniciaram em 1945. A inauguração oficial ocorreu no dia 1º de julho de 1955.

No final da década de 70, o Porto ganhou dois terminais e, a partir de 1994, registrou um grande crescimento com a procura de agentes importadores e exportadores que construíram seus próprios armazéns nas áreas adjacentes para a movimentação de cargas. O salto comercial da década de 90 esgotou a capacidade física da área portuária, iniciando-se, então, a implantação de projetos de melhoria e ampliação.

De olho no futuro

O porto projeta investimentos em obras ao longo dos próximos anos para melhorar a operação e torná-lo ainda mais competitivo. De acordo com o diretor presidente do SCPar Porto de São Francisco do Sul, João Batista Furtado, o porto é o único de Santa Catarina em condições de crescer se forem feitos os investimentos que estão sendo projetados pela administração.

São Francisco do Sul hoje atua principalmente com as cargas de grãos, como soja, milho e farelo. No entanto, também trabalha com cargas gerais, como fertilizantes, madeira, celulose e produtos siderúrgicos.

Com ações classificadas a serem desenvolvidas a curto e longo prazo, conforme Batista, o primeiro investimento realizado pela atual administração foram R$ 21,3 milhões na manutenção dos ships loaders do corredor de exportação que chegaram a ficar paralisados no começo deste ano. “Já se sabe que a capacidade limite operacional dos equipamentos encerra em 2021”, destaca Batista. A troca definitiva dos equipamentos está orçada em R$ 80 milhões e vai aumentar a capacidade de movimentação de grão do porto para de 1500 para 2000 mil toneladas horas.

Até o final de agosto, a administração do porto espera concluir a instalação de três novas balanças rodoviárias orçadas em R$ 3,5 milhões e a entrega dos novos gates, que vão aumentar a movimentação de caminhões. Também está em estudo a implantação do novo projeto de sinalização náutica do acesso aquaviário, orçado em R$ 2,4 milhões.

Dragagem

Segundo o presidente, uma das coisas mais importantes para o funcionamento de um porto é a realização da dragagem. Ele explica que na região do porto, o calado – altura de água necessária para o navio flutuar livremente – é de 14 metros e precisa ser mantido para não causar problemas à navegação das embarcações.

Além disso, também estão em estudo a retirada de algumas pedras que atrapalham a operação do porto próximo dos berços de atracação e o aterro de uma área de 10 mil metros quadrados alagada em 2012 após a ampliação de um dos berços.

Avaliada pela direção da SCPar Porto de São Francisco do Sul como obra a ser realizada a médio prazo, a aquisição dos novos ships loaders orçados em cerca de R$ 80 milhões podem levar de 18 a 24 meses para serem entregues. Outra obra importante definida pela administração do porto é a retificação dos canais externos e internos com custo de R$ 230 milhões. A sua execução, no entanto, depende de recursos do governo federal. ν

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