Logistique cria ambienta favorável ao crescimento econômico nacional


Durante três dias, mais de 12 mil pessoas visitaram a Expoville , em Joinville, para conhecer um pouco mais sobre práticas de sucesso e gerar negócios

Com um crescimento de 20% no número de participantes em relação à primeira edição, a Lostique – Feira e Congresso de Negócios Multimodais reuniu, em Joinville (SC), importantes players para discutir o futuro do setor. Durante três dias, mais de 12 mil pessoas visitaram a Expoville  para conhecer um pouco mais sobre práticas de sucesso e gerar negócios. O balanço da feira mostra que os participantes e expositores aproveitaram o momento para gerar novos negócios e fazer contatos.

De acordo com a organização, o evento superou as expectativas e comprovou o potencial de negócios da região. “A edição 2019 da Logistique reuniu um público com alto potencial de negócios em torno de grandes players que formam a complexa cadeia logística. A feira cresceu cerca de 20% com relação a primeira edição e ganhou corpo”, diz o diretor da promotora Zoom Evento, Leonardo Rinaldi. A Logistique 2020 já está confirmada para o período de 1º a 3 de setembro, com possibilidade de internacionalização.

Dentre os 100 expositores, estão marcas oriundas de sete estados brasileiros. Como foi o caso da Teckfork Empilhadeira, de São Paulo, que apostou na edição do ano passado da Logistique para analisar o mercado catarinense. O resultado foi tão positivo que a empresa não apenas participou como expositora da edição 2019, como também abriu uma filial para atender ao mercado de SC. De acordo com Kleber Li, executivo da Teckfork, a empresa descobriu um mercado bastante promissor para as máquinas e equipamentos comercializados por ela. “Foi devido a Logistique que resolvemos apostar firme no mercado catarinense”, diz Li.

Vitrine para os portos

Um dos destaques desta edição foi participação de dois portos catarinenses, Imbituba e São Francisco do Sul, além de um espaço especial para os Portos do Paraná. Para o diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco do Sul, João Batista Furtado, a Logistique representa um grande oportunidade para ampliação do potencial logístico de Santa Catarina. “A feira é muito importante para nós pelo fato de nossa região ser uma grande exportadora de produtos com alta tecnologia, como também movimentar grande parcela do agronegócio. Com este canal de exposição conseguimos mostrar ao mercado todo nosso potencial logístico e ampliarmos nossa participação nos mercados nacional e internacional”, destaca.

De acordo com o diretor presidente dos Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia da Silva, a presença no evento representa uma oportunidade de mostrar o potencial e os diferenciais competitivos ao público da Logistique. “Somos um importante porto para o agronegócio brasileiro e a feira possibilitou mostrarmos os portos e terminais do Paraná para o mercado catarinense”, disse. A mesma impressão é compartilhada pelo presidente do Porto de Imbituba, Jamazi Ziegler, que fez questão de apresentar o único porto do Sul de SC como solução logística para todo o Estado. Durante o evento, a equipe técnica do porto anunciou uma possível ampliação da malha ferroviária, a partir de investimentos da Ferrovia Teresa Cristina com o objetivo de duplicar a movimentação de contêineres em Imbituba.

O Porto de Itapoá se fez novamente presente na Logistique. “A soma da movimentação de cargas nos terminais do Sul já é maior que a do Porto de Santos. Além disso, Joinville tem uma localização estratégica em relação à maioria dos portos do Sul. Juntas, estas situações proporcionam à cidade condições ideais para sediar um evento como este, que é referência em temas logísticos para o Sul do país”, afirma Cássio Schreiner, presidente do Porto Itapoá. Nos três dias do evento, o estande do terminal portuário registrou a visita de mais de 1 mil clientes vindos, principalmente, de cidades do Vale do Itajaí e Norte Catarinense, além de um número significativo também do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Hamburg Süd

O gerenciamento remoto de contêiner foi uma das novidades apresentadas durante a Logistique 2019 pela Hamburg Süd. Desenvolvido pelo Grupo Maerk, de acordo com  Rodolfo Salles, reefer sales manager da Hamburg Süd e da Aliança Navegação e Logística, a tecnologia Remote Container Management (RCM) ou Gerenciamento Remoto de Contêiner, permitirá monitorar as condições dentro do equipamento desde o momento do embarque das mercadorias até a entrega no destino final. Ao todo, 370 mil contêineres reefer da frota contarão com a ferramenta.

“A meta é de que os clientes tenham uma visão ainda melhor da situação de suas cargas em tempo real, por meio de um aplicativo”, disse. O RCM poderá ser utilizado no transporte de carga fresca, congelada ou farmacêutica, eliminando o risco de avarias inesperadas quando o contêiner é aberto. A tecnologia permitirá que o cliente tenha, em tempo real, a visão completa do estado de sua carga, identificando a melhor maneira de agir caso ocorra algum imprevisto durante a operação.

Cadeia logística

Empresas que compõem a cadeia logística nacional também marcaram presença na Logistique 2019. A Cordstrap, companhia mundial que atua no segmento de proteção e contenção de cargas, reforçou as soluções da marca no mercado da região. “Queremos estar próximo do mercado do Sul, que é um dos mais fortes do Brasil”, disse Rodrigo Sella, gerente comercial da Cordstrap.

Líder no mercado de tecnologia para logística internacional, a LogComex atraiu novos e antigos clientes ao seu estande. Na feira, a empresa apresentou a nova versão do módulo SearchX. Desenvolvida com as melhores tecnologias de Big Data e Inteligência Artificial, a ferramenta possibilita aos usuários o acesso a informações de mercado atualizadas para análise da concorrência, busca e avaliação de fornecedores, análise de preços e competitividade de produtos importados, além do market share por segmento.

Para Amanda Krammel, gerente da Itacex, que participou pela primeira vez da Logistique, a percepção foi extremamente positiva. “Fomos o único despachante aduaneiro da feira e conseguimos fazer vários contatos com clientes de todo o Brasil”, diz. Já Rogério Russo, gerente geral da Mesquita Locações, visitou a feira para manter criar e manter diferentes elos com o mercado logístico do Sul do Brasil. “Temos unidade em Santa Catarina e clientes importantes na região. É muito importante estar presente em um evento como este”, finalizou.ν

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