Porto do Rio Grande realiza maior embarque de gado da história desta modalidade no RS.


O embarque está sendo efetuado no Cais do Estaleiro Rio Grande, onde ocorre o carregamento de cerca de 20 mil cabeças de gado com destino à Jordânia efetuado pela Operadora Sagres em parceria com o estaleiro.
O navio Bader III atracou no final da semana e é especializado para este tipo de operação, conta com infraestrutura de transporte dentro dos melhores e maiores padrões internacionais desta modalidade. A embarcação possui capacidade para mais de 26 mil toneladas, com 204 metros de comprimento e 26,5 metros de largura.
Segundo a Sagres, operadora responsável pelo carregamento da embarcação, antes de chegar ao local da atracação o navio passou por uma série de protocolos de fiscalização e cumprimento de condicionantes pré-operacionais. Dentro deste protocolo está o estrito cumprimento das determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Receita Federal e da Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande. Não está sendo permitido o desembarque de nenhum membro da tripulação em solo brasileiro para evitar e conter a disseminação da mortal Covid-19. O diretor superintendente do porto de Rio Grande estabeleceu ainda, por meio de Ordem de Serviço, outros protocolos e medidas, assim como também existem pré-requisitos operacionais da própria operadora e do terminal.
O superintendente lembra que este é um dos compromissos do Governo do Estado: não deixar os portos pararem durante essa pandemia. “Estamos ajudando na segurança alimentar, e prova disso são as exportações de gado e soja que estamos fazendo”.
O navio foi inspecionado e liberado para embarque do gado proveniente de várias partes do estado. A maioria dos animais são de raças européias como Hereford e Angus, e suas cruzas como Braford e Brangus, entre outros, que são padrões muito apreciados em vários mercados consumidores do oriente médio pela qualidade e sabor da carne.
Carregamentos como este estão em conformidade com o desejo de produtores do estado que além de serem um pedido feito pelo mercado foram especialmente feitos na última visita do Presidente da Farsul, Gedeão Pereira, que garante que o Rio Grande do Sul tem capacidade de aumentar a exportação de gado para diversos mercados.
Anterior Porto do Rio de Janeiro ganha moderna sinalização náutica em seu principal canal de acesso
Próximo Impacto econômico será inevitável, mas indústria 4.0 terá papel importante na retomada