A Autoridade do Porto de Roterdã ajuda a DeltaPort alemã a ser um hub regional de hidrogênio


A Autoridade do Porto de Roterdã fortalece sua cooperação com a DeltaPort Niederrheinhäfen, permitindo que este grupo de portos no norte do Ruhr seja um centro regional para importação de hidrogênio verde do porto de Roterdã.

A Autoridade do Porto de Roterdã fortalece sua cooperação com a DeltaPort Niederrheinhäfen,[1]permitindo que este grupo de portos internos na área do norte do Ruhr seja um centro regional para a importação de hidrogênio verde do porto de Roterdã. As duas partes assinaram a declaração de intenções na manhã de hoje. Outros signatários incluem as empresas alemãs Thyssengas, a empresa de energia Eon, a operadora de frigoríficos Nordfrost e a empresa de desenvolvimento regional Kreis Wesel.

O hidrogênio verde pode desempenhar um papel valioso na transição energética, que por sua vez é indispensável para cumprir os objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima. Como a Holanda, a Alemanha terá que importar hidrogênio se quiser seriamente atender à esperada demanda crescente por hidrogênio verde.

A DeltaPort considera a parceria uma excelente oportunidade de combinar atividades e integrá-las à estratégia de hidrogênio da Renânia do Norte-Vestfália. “A importância deste projeto vai muito além da nossa região”, disse Andreas Pinkwart (FDP), Ministro da Economia, Inovação, Digitalização e Energia da Renânia do Norte-Vestfália quando a declaração foi assinada. O projeto H 2 UB DeltaPort está focado no fornecimento de hidrogênio para usuários regionais nos distritos de Wesel e Kleve.

Emile Hoogsteden, Diretor Comercial da Autoridade Portuária de Roterdã , explica que “há dois projetos essenciais que tornam esta parceria interessante para a Autoridade Portuária. Em primeiro lugar, vemos oportunidades esplêndidas de nos tornarmos um centro de abastecimento e trânsito de hidrogênio verde. Afinal, há muitos atores competentes na região que estão bastante interessados nesse portador de energia limpa. Se o hidrogênio produzido localmente for insuficiente para atender à demanda, o hidrogênio pode ser importado via Roterdã. A navegação interior e o transporte ferroviário desempenham um papel central neste contexto. Em segundo lugar, queremos ajudar a desenvolver um “Cool Corridor”, uma conexão de transporte terrestre regular para contêineres refrigerados entre Roterdã e a área de Ruhr. Com o investimento da Nordfrost em um novo centro de logística de refrigeração que pode funcionar em energia limpa, podemos ajudar a desenvolver conexões de transporte marítimo interno livres de emissões com os terminais de alto mar em Roterdã. Você pode compará-lo com o Alphenaar que funciona como uma ponte aérea entre Alphen aan den Rijn e Moerdijk para a cervejaria Heineken.”

Fonte: Porto de Roterdã

Anterior Brasil-Chile: novo acordo facilitará comércio, investimentos e abrirá mercado em compras públicas
Próximo Porto de São Francisco do Sul - Movimentação de navios cresce 17% em 2021