Empresas brasileiras produtoras de doces podem se inscrever para uma mentoria individual de exportação que terá como foco os mercados do Oriente Médio, Europa, Estados Unidos e Canadá. A iniciativa é voltada para companhias que estão começando na exportação ou ainda não exportam.
O acompanhamento será oferecido para 20 empresas por meio do projeto Brasil Sweets and Snacks, uma parceria da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoins e Balas (Abicab) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a divulgação internacional da indústria brasileira de doces.
Em evento virtual nesta quinta-feira (08), às 11 horas, a Abicab e a Apex-Brasil vão lançar o edital da mentoria. A empresa de consultoria que fará o acompanhamento individual das empresas selecionadas, a Think Global, liderada por Rodrigo Solano, vai contar como o trabalho será realizado.
A mentoria vai auxiliar as empresas na elaboração de um planejamento para a atuação internacional. Elas terão apoio para o desenvolvimento de plano de ação customizado para que consigam realizar a primeira exportação ou se consolidem como exportadoras. Serão dez sessões de mentoria individual por 12 meses.
De acordo com a Abicab, as inscrições serão abertas no dia 08 e poderão ser feitas até o dia 23 de abril. Haverá uma seleção entre os inscritos e é preciso já ser integrante do projeto Sweets and Snacks para concorrer. O foco são empresas iniciantes ou que ainda não exportam das áreas de bean to bar, cacau fino, amendoim, balas, gomas e chocolates. Bean to bar são marcas que compram o cacau direto dos produtores, sem atravessadores, e fazem a industrialização do chocolate.
Cada empresa selecionada vai escolher um mercado, entre os apontados pelo projeto, no qual vai focar seu planejamento de exportação. No caso do Oriente Médio, o foco é Emirados Árabes Unidos. Segundo informações da Abicab, foram escolhidos mercados internacionais maduros.
No evento da quinta-feira, a Abicab e Apex-Brasil também vão apresentar a renovação do projeto Sweets and Snacks, que terá como foco os mercados dos Estados Unidos, Canadá, Oriente Médio, Europa, Indonésia, Austrália, China, Chile, Colômbia, México, Nigéria, Portugal e Rússia. A mentoria já é uma das novidades entre as ações de promoção internacional do projeto. Atualmente, a iniciativa atende 57 empresas brasileiras.
Serviço:
Lançamento de mentoria Sweets and Snacks
Evento online
Dia 08 de abril (quinta-feira), às 11 horas
Inscrições aqui
(*) Com informações da ANBA