ABTRA completa 30 anos de atuação


A ABTRA é reconhecida como autêntica representante das empresas que administram, no Brasil, instalações portuárias alfandegadas, onde é realizada a anuência de cargas de importação e exportação. Ela defende os interesses comuns de suas associadas nas questões de despacho aduaneiro e também no aprimoramento das regras e de medidas em favor do aprimoramento dos processos logísticos do comércio exterior.

A associação congrega 52 empresas focadas na movimentação e armazenagem de contêineres, cargas soltas e granéis nos principais estados do país. Segundo o seu presidente, Bayard Umbuzeiro Filho, “como representante das maiores empresas brasileiras do setor, a ABTRA se orgulha de fazer parte da história desse importante segmento e de sua importante colaboração à economia brasileira”. Bayard destaca que, nos últimos anos, a ABTRA tem se dedicado particularmente à discussão do novo cenário global de trocas comerciais e do transporte de cargas. E completa: “Essas transformações estão impactando e alterando a dinâmica da logística de armazenagem e configurando novas oportunidades de negócio no setor”.

Ao longo de seus 30 anos de atuação, a ABTRA tem investido também nas parcerias com os órgãos públicos anuentes do comércio exterior para prover sistemas de comunidade portuária que contribuem para agilizar o fluxo logístico das cargas. “Essa é uma das nossas frentes de atuação, em nome de nossas associadas, com a Receita Federal, o Ministério da Agricultura, a Anvisa e a Alfândega, particularmente no Porto de Santos, que é a grande porta de entrada e saída das trocas comerciais do Brasil com o mundo”, acrescenta o diretor-executivo da ABTRA, Angelino Caputo.

Os 11 sistemas criados e mantidos pela ABTRA no Porto de Santos, reunidos na Janela Única Portuária, promovem a intercomunicação de dados entre os terminais e recintos alfandegados com os agentes públicos fiscalizadores, de modo a acelerar a conferência e liberação das cargas de comércio exterior. Pioneira na implantação desses sistemas, a entidade agora persegue a inovação tecnológica para formatar a Logística 4.0 em meio à implantação do Programa Operador Econômico Autorizado e do Portal Único do Comércio Exterior.

Anterior ABTRA - 30 anos
Próximo Edição 241