Aduaneiros egípcios têm agenda de aproximação com Brasil


Uma deleção de executivos da Autoridade Aduaneira do Egito está no Brasil para uma série de reuniões com autoridades brasileiras ligadas ao setor de logística. As primeiras visitas do grupo aconteceram nesta terça-feira (02) em instituições de Santos, cidade que abriga o maior complexo portuário da América Latina. A agenda da comitiva é organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

O grupo árabe conta com Ali Galal Youssef Ghanem, diretor-geral do Gabinete de Assuntos do Ministro das Finanças no gabinete do chefe da Autoridade Aduaneira, Diaa Mohamed Mabrouk, diretor do Departamento de Implementação e Acompanhamento, Ahmed Nabil Ismail, diretor do Departamento de Análise de Sistemas, Mona Elsherbeny, gerente-geral de Tecnologia e Membro da Câmara de Acompanhamento dos Centros Logísticos, Mohammad Fathy Khamiss, chefe do Setor de Tecnologia da Autoridade Aduaneira Egípcia, Osama Mohamed Abd Elkarim, chefe do Departamento Central de Tecnologia da Informação e Comunicação, Ahmed Abo Elhassan, chefe da Direção Central de Assuntos do Gabinete dos Comissários das Alfândegas, e Ashraf Awad Abdelmonem Mohamed, programador e desenvolvedor de Banco de Dados.

Thais Sousa/ANBA

A delegação visitou a Autoridade Portuária de Santos

O grupo conheceu a área do Porto de Santos e os diferentes terminais que operam embarque e desembarque de diferentes produtos. São movimentados nos locais cargas a granel como a de soja e açúcar, e itens como celulose, suco de laranja, fertilizantes e veículos e maquinários agrícolas. Boa parte dos produtos consta na balança comercial entre Egito e Brasil.

Os egípcios foram recebidos pelos executivos da Autoridade Portuária de Santos: Antonio de Pádua Andrade, diretor de Operações, Dennis Christofer Silva, técnico em Comunicação Social, Ricardo Moreira, superintendente, Roberto Paveck Pinheiro, gerente de Planejamento Logístico, e Caio Menezes Daniel, supervisor de Acesso Logístico.

Também esteve presente na ocasião Cleiton Alves dos Santos João Simões, da Alfândega em Santos. “A troca de informações entre os órgãos aduaneiros é muito importante. As diferenças e semelhanças, tudo isso pode ajudar os países a melhorar, vendo seus pontos fracos e fortes e isso aproxima. Um ponto que posso destacar é que achei bem interessante a curiosidade deles em fazer perguntar e querer saber como é a aduana no Brasil”, afirmou ele à ANBA.

Outra reunião aconteceu na companhia Satel, especializada em despachos. Lá os executivos Victor Moreira Santos e Gabriela Moreira Santos e o coordenador de Exportação da Satel, Bruno Duarte, apresentaram o passo a passo no trabalho da empresa em torno do comércio com o Egito, além dos principais desafios enfrentados por eles nesse processo.

Acompanhando a comitiva, o secretário-geral e CEO da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, também viu como produtivas as reuniões. “É importante essa aproximação entre as autoridades alfandegárias brasileira e egípcia, e com o Porto de Santos, onde passam quase 70% das exportações. Depois, a visita à Satel foi muito importante porque conheceram de perto o processo de documentação para um país como o Egito e quais são os obstáculos e oportunidades de melhoria”, afirmou ele.

Câmara Árabe

Em Brasília, a comitiva esteve com o embaixador do Egito em Brasília, Wael Ahmed Kamal Aboulmagd

A agenda da comitiva segue nesta semana e passa pela capital brasileira nesta quarta-feira (03). Entre os temas que serão tratados em Brasília estarão certificações ligadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária, além da integração da Alfândega do Egito com a plataforma Ellos Blockchain, da Câmara Árabe, e com os demais sistemas brasileiros.

Ellos Blockchain é uma plataforma desenvolvida pela Câmara Árabe com uso de blockchain para digitalizar o comércio do Brasil com os países árabes. A solução comporta o Easy Trade, ferramenta que torna eletrônico o processo de comércio exterior, dispensando uso do papel, encurtando tempos e custos.  A instituição já utiliza o Easy Trade nas exportações do Brasil para a Jordânia e deve fazer isso em breve com o Egito.

“Nosso objetivo principal é acelerar essa integração entre a Ellos e a Alfândega Egípcia. E teremos essa semana inteira esse trabalho técnico árduo. E esperamos que o resultado seja uma data próxima para acontecer os testes de integração e a aceleração da integração entre a Ellos Easy Trade e a Alfândega Egípcia”, concluiu Mansour.

A cônsul comercial do Egito em São Paulo, Nashwa Bakr, também acompanhou a comitiva em Santos. Da Câmara Árabe, participaram, ainda, Marcos Bulgarelli, diretor de Tecnologia e Inovação, Michael Gamal, diretor do Escritório da Câmara Árabe no Cairo, Estevão Carvalho, assessor de Projetos Estratégicos, Bassel Abou Latif, assessor de Relações Institucionais, e Laércio Zeferino, Analista de Negócios do Ellos.

 

Anterior Porto de Suape testa rede 5G em operação no Hub de Veículos
Próximo Transporte aéreo de carga e oferta doméstica ficaram acima do nível pré-pandemia em março no Brasil