Aeroporto de São Borja terá R$ 4,9 milhões para recapeamento de pista


O aeroporto da cidade de São Borja, no Rio Grande do Sul, terá R$ 4,9 milhões para o recapeamento da pista de pouso e decolagem. Parceria do Ministério da Infraestrutura com a prefeitura municipal prevê os recursos das obras 100% federais, vindos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). A elaboração dos projetos, contratada junto à Infraero, ficará sob responsabilidade do município.

A Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) entregou na segunda-feira (18) a autorização para a prefeitura de São Borja iniciar o processo licitatório. Após a publicação do edital, começa o prazo para avaliação das empresas e apresentação das propostas. Com a homologação da licitação, a prefeitura assina o contrato com a vencedora do certame e dá a ordem de serviço para o início das obras.

Participaram pela SAC o secretário nacional substituto de Aviação Civil, Carlos Prado; a coordenadora-geral do Departamento de Investimentos, Juliana Nunes; e o coordenador-geral de Projetos Aeroportuários, Márcio Maffili; além do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, e do senador Luís Carlos Heinze (PP-RS).

PROJETO – As obras preveem o recapeamento da pista de pouso e decolagem e da taxiway, assim como sinalização horizontal. Quanto ao recapeamento, serão executados remendos profundos pontuais no pavimento da pista e taxiway, reforço da faixa central da pista e recapeamento integral.

Com as melhorias, o sistema de pistas será entregue adequado à operação de aeronaves ATR 72 (código 3C), com manutenção da dimensão final da pista de pouso e decolagem em 1.500 x 30 m. O prazo previsto das obras é de seis meses.

A segunda etapa dos serviços inclui a cerca operacional, para a qual o município já iniciou o processo de desapropriação. Quando concluída a desapropriação, a cargo do município, assim como a nova cerca, com avanço dos limites patrimoniais do aeroporto, ele estará preparado para operação instrumentada.

 

Anterior Porto de Fortaleza atinge vários recordes em 2020
Próximo Aprovados procedimentos de reinspeção de alimentos de origem animal importados