Alibaba explora aposta no Shipping com aposta na tecnologia Blockchain do Ant Group


O Ant Group e o Alibaba Group assinaram um acordo com a gigante compatriota COSCO Shipping (que integra Global Shipping Business Network) com vista à exploração do uso da inovadora tecnologia Blockchain para o sector do transporte marítimo de mercadorias.

Em comunicado, o Ant Group, que também se envolveu na temática de smart ports em sintonia com a China Merchants Port Group, vincou que o objectivo é abordar a complexidade do processo de shipping, as numerosas etapas que o compõem e os vários e diferentes agentes que participam em todo o fenómeno. Recorrendo às potencialidades do Blockchain, a meta é ligar todas as entidades e tornar unívoco o processo de partilha, transparência e segurança dos dados que dão corpo a todo o processo logístico.

«Com a tecnologia Blockchain do Ant Group, esperamos apoiar a transformação digital do sector de shipping global e trabalhar juntamente com a COSCO Shipping para tornar mais fácil e mais eficiente todo o comércio global», comentou Eric Jing, director executivo do Ant Group, que, em sintonia com a multinacional Alibaba, coloca, cada vez mais, a sua mira no sector do transporte marítimo de mercadorias. Depois da aposta no conceito de ‘portos inteligentes’, em Maio, os dois grupos aliam-se a um dos maiores armadores mundiais para reforçar o seu peso no Shipping.

Além destas incursões estratégias no sector marítimo, a Alibaba aderiu recentemente à inovadora iniciativa de conhecimento de embarque em blockchain da International Port Community Systems Association (IPCSA). Recorde-se que a COSCO Shipping tem também explorados as virtudes da digitalização do conhecimento de embarque, nomeadamente no porto chinês de Quingdao. No final de Junho, a empresa anunciou o processamento de 500 contentores, economizando 24 horas por cada contentor. A solução, explicou a COSCO, envolve um serviço de colecta sem papel para clientes de importação com conhecimento de embarque marítimo electrónico.

Fonte: Revista Cargo

Anterior Exportações brasileiras de carne suína crescem 50,4% em junho
Próximo Porto de Viana do Castelo acolhe fábrica de produção de conversores de energia de ondas