Appa realiza obras dentro e fora do Porto de Paranaguá


Principal terminal do agronegócio brasileiro, o Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado, viveu nos últimos anos um período áureo, marcado por investimentos e obras que trouxeram melhorias inquestionáveis à operação portuária. Após seis anos com Luiz Henrique Dividino à frente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em abril deste ano o comando da empresa pública passou para Lourenço Fregonese, que até então ocupava o posto de diretor comercial.

Em conversa com a reportagem do Boletim Informativo, Fregonese adiantou que o ritmo de investimentos não diminuiu com a saída de Dividino. Pelo contrário. Atualmente estão em andamento obras importantes, dentro e fora da área portuária, que deverão ampliar a capacidade de movimentação de cargas e facilitar o acesso rodoviário aos terminais. Para o setor agropecuário, a notícia tem importância estratégica, uma vez que o segmento representa 75% das movimentações de carga em Paranaguá.

“Já tivemos seis anos com o Dividino, que foram muito bons. Somos uma equipe que continua com as mesmas ideias e o mesmo vigor”, afirmou Fregonese. Dentro do Porto já tiveram início as obras de ampliação dos berços 201 e 202 do cais Oeste. No valor de R$ 177 milhões, as melhorias estão sendo realizadas com recursos próprios da Appa. “Estamos ampliando o cais em 110 metros. Com isso será possível aumentar a capacidade de movimentação em 4,5 milhões de toneladas por ano em apenas um berço”, avalia.

Anterior Peru anuncia novo porto em Ilo para apoiar corredor bioceânico
Próximo China substituirá soja dos EUA por produto do Brasil