Aumento do calado para 13,30 metros eleva potencial operacional do píer Cattalini


Berço externo do Píer Cattalini está preparado para navios da classe LR1: maior calado e maior potencial de movimentação

A Cattalini Terminais Marítimos ampliou o calado do berço externo do seu píer privado, passando de 13,10 para 13,30 metros. Com o incremento de 20 centímetros, a companhia eleva a viabilidade para receber navios da classe LR1, que possuem maior volume de carga, e ganho potencial de movimentação de, aproximadamente, 1.500 toneladas de granéis líquidos por navio.

Para o diretor operacional e comercial da empresa, Lucas Guzen, os investimentos feitos no píer da Cattalini, para sua modernização e segurança, reforçam o compromisso da companhia em oferecer operações mais eficientes e competitivas.

“Nossos projetos de melhorias consolidam a Cattalini como parceira estratégica de nossos clientes e reforçam nosso papel no crescimento do Porto de Paranaguá como referência global. É um passo importante que combina inovação, segurança e competitividade, garantindo operações mais ágeis e confiáveis para todos os nossos parceiros”, afirma Guzen.

A formalização do aumento do calado operacional ocorreu recentemente, por meio da Portaria nº 188/2025/APPA, que homologa o aumento de calado operacional do Canal de Navegação, Bacia de Evolução, Berços de atracação do cais comerciais e berço externo do píer da Cattalini. O documento tem a anuência das Autoridades Marítima e Portuária e da Praticagem de Paranaguá, atestando as condições de segurança das manobras dos navios. A medida do calado refere-se à distância entre a linha d’água e a quilha do navio, ou seja, a parte mais baixa do navio que fica submersa.

O berço externo do píer Cattalini tem capacidade para receber navios de até 229 metros de comprimento e 70 mil DWT (Deadweight Tonnage, em português, Tonelagem de Porte Bruto) que representa a soma de todos os pesos que um navio pode carregar de maneira segura. O berço interno tem calado de 12,5 metros e é preparado para receber navios de até 190 metros de comprimento e 50 mil DWT.

Inovação

O píer da Cattalini Terminais conta com sistema inédito de monitoramento de atracação a laser no Porto de Paranaguá, capaz de registrar dados durante a aproximação dos navios. Por meio de um painel numérico, o sistema informa em tempo real a velocidade e a distância do navio em relação ao berço de atracação, auxiliando práticos e rebocadores a executarem as manobras com máxima segurança e agilidade. Como recurso adicional, foram instalados semáforos com luzes verde, amarela e vermelha, que orientam visualmente os limites de velocidade para a atracação.

A estrutura também possui dolfins, defensas, cabeços de amarração e cabrestantes que ampliam a capacidade de receber navios com maior potencial de carga.

No campo tecnológico, o píer da Cattalini é dotado de sistemas avançados de monitoramento ambiental e meteorológico. Entre eles, a Plataforma Sismo – Hidromares, que disponibiliza em tempo real informações sobre correntes marítimas e ventos. Outro recurso é o marégrafo homologado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), que acompanha o nível e o comportamento das marés, integrado ao sistema Webpilots. Complementa esse conjunto a Plataforma Medusa – Argonáutica, que fornece previsões meteorológicas detalhadas com até sete dias de antecedência, auxiliando na previsão de manobras e operações marítimas.

Sobre a empresa

Fundada em 1981, no Porto de Paranaguá, a Cattalini Terminais Marítimos é o maior terminal privado independente de granéis líquidos do Brasil. Conta com cerca de 600 colaboradores e mantém as certificações ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 9001(Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 27001 (Sistema de Gestão da Segurança da Informação) e é auditada pelo CDI-T (Chemical Distribution Institute-Terminals).

Na parte de infraestrutura, a empresa oferece aos seus clientes um total de 137 tanques e 618 mil m³ para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em quatro Centros de Tancagens alfandegados e entrepostados. A empresa possui píer próprio para atracação simultânea de dois navios e pátio com capacidade para receber cerca de 450 caminhões.

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