Autoridade Portuária recebe Auditoria de Manutenção da ISO 14001


Nesta semana, entre os dias 11 e 12, aconteceu a Auditoria de Manutenção da ISO 14001 na sede da Superintendência do Porto de Itajaí. Em período diurno, a auditoria foi promovida por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Sustentabilidade (COAMB), ministrada através da Auditora e Engenheira Civil, Cristiane Araujo Loureiro, com a participação do Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, e o Diretor-Geral de Engenharia, Jucelino dos Santos Sora.

O objetivo da auditoria é estabelecer a conformidade do sistema de gestão com os requisitos da referida norma para manter a certificação. A auditoria de monitoração ocorre anualmente, com o intuito de garantir a continuidade da qualificação da instituição.

Inicialmente, a Reunião de recepção da auditora foi designada para estabelecer o cronograma das ações desenvolvidas, com a apresentação de documentos solicitados. Os processos de auditoria envolvem sua Gestão Ambiental, Segurança do Trabalho, e as áreas Operacionais designadas a Dragagem, Fiscalização, Sinalização náutica e Monitoramento dos parâmetros de navegação, assim também como nas áreas externas, infraestrutura terrestre, Programação de Navios, e Armazenagem Central Resíduos.

“Não foi registrado nenhum apontamento de não conformidade, ou seja, o processo está sendo recomendado. O Porto de Itajaí tem pontos fortes com relação a questões ambientais, como os programas intitulados Iniciativa VerdeJuntos pelo Rio, e, os demais projetos e ações são extremamente importantes para o meio ambiente. A pontuação da ANTAQ, referente ao primeiro lugar no ranking nacional do índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), assim como outras premiações de destaque nacional, demonstram perfeitamente o comprometimento e a eficiência da gestão portuária”, destaca Cristiane Araujo Loureiro, Auditora Líder na TÜV NORD Brasil.

A implantação da ISO 14001 iniciou em março de 2020, por meio da implantação do Sistema de Gestão Integrada, e da criação do Comitê de Sustentabilidade, formado por colaboradores do Porto de Itajaí. Os membros voluntários deste Comitê, ficaram responsáveis por disseminar as informações do SGI (Sistema de Gestão Integrada) nos seus postos de trabalho, e também em receber treinamentos relacionados à gestão ambiental.

O Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, enfatiza o comprometimento com as demandas portuárias, refletindo como referência em qualidade e sustentabilidade entre os portos brasileiros:

“Nós priorizamos a manutenção da ISO 14001, mas também estamos buscando a certificação de outras duas ISOS, como a 9001 que certifica um Sistema de Gestão de Qualidade, a 37001 referente ao Sistema de Gestão Antissuborno. Apesar de estarmos em um momento delicado, relacionado ao processo de desestatização, o Porto de Itajaí permanece com um índice de movimentação excelente, comprovando a plena capacitação no desenvolvimento e responsabilidade ambiental. O impacto da futura decisão do Governo Federal sobre a permanência da Autoridade Portuária, não interfere na busca de outras certificações, visto que somos destaque e exemplo também na gestão ambiental”, informa Fabio.

A recomendação para certificação da ISO 14001 ocorreu em dezembro de 2020, ao qual expressa a preocupação da Autoridade Portuária com a gestão de impactos ambientais gerados pela sua atividade, além de certificar que existe na instituição um Sistema de Gestão Ambiental implantado. Dessa forma, a ISO 14001 auxilia empresas e instituições a adequar a responsabilidade ambiental aos seus processos internos, sem descartar a busca por um melhor desenvolvimento econômico.

Anterior Terminais portuários investem em parceria com integrador para inovar sistemas de operação
Próximo Nova OS da Portos do Paraná reforça protocolos e cuidados com a COVID-19