Bahia lidera investimentos na indústria naval via Fundo da Marinha Mercante


São mais de R$ 7,1 bilhões, destinados à construção de embarcações e modernização de estaleiros

Com investimentos superiores a R$ 7,1 bilhões, a Bahia lidera em volume de recursos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante – Foto: Divulgação/Mpor

A Bahia é o estado com maior volume de investimentos aprovados via Fundo da Marinha Mercante (FMM), administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Na primeira das quatro reuniões que o conselho fará este ano, foram mais de R$7,1 bilhões destinados a dois projetos novos e a um reapresentado para prorrogação de prazo. As iniciativas vão garantir novo fôlego à indústria naval do estado. Os projetos viabilizarão a construção de embarcações offshore e modernização de estaleiros.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destaca que os projetos vão beneficiar a economia de toda a região Nordeste. “Além de modernizarem a indústria naval do estado, esses projetos geram emprego, renda, qualificação dos trabalhadores do setor e desenvolvimento de novas tecnologias, o que beneficia toda a região”.

O secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Dino Antunes, detalha os projetos aprovados. “São principalmente projetos relacionados à indústria off shore, ou seja, para a construção de embarcações que vão trabalhar no apoio à produção de petróleo em alto mar. Também tivemos a requalificação de estaleiros. Essas aprovações trazem uma possibilidade muito grande de desenvolvimento da região que vai receber esses projetos de construção e depois, também, da operação das embarcações”, complementou.

Entre os projetos novos está a construção de quatro embarcações tipo RSV (ROV Support Vessel) por R$ 2,8 bilhões. Esses equipamentos são fundamentais para operações offshore, especialmente na exploração e produção de petróleo e gás. Projetadas para dar suporte a veículos operados remotamente (ROVs), as RSVs possibilitam intervenções em águas profundas com alto grau de precisão e segurança, dependendo do modelo e dos equipamentos embarcados.

Com um cronograma de execução previsto para quatro anos, a construção deve gerar 1,4 mil empregos diretos, o que coloca a Bahia em posição de destaque na indústria naval offshore. A empresa responsável é a DOF Subsea Brasil Serviços Ltda.

Mais 10 embarcações de suporte offshore, modelo PSV 5000 Green, tiveram o prazo de construção prorrogado pelo Conselho Diretor do FMM. O projeto da CMM OffShore Brasil conta com R$ 4,2 bilhões em recursos.

Outro projeto relevante para a região é o da Belov Offshore Industrial Ltda, que fará a ampliação e modernização do seu estaleiro, com investimento de R$ 73,6 milhões. O serviço incluirá a instalação de novos equipamentos, modernização de estruturas e adequação a normas ambientais mais rigorosas. Além de fortalecer a cadeia de apoio marítimo local, o projeto irá gerar 550 empregos diretos, contribuindo para o fortalecimento da competitividade e sustentabilidade da indústria naval nordestina.

Com essas melhorias, o estaleiro conseguirá oferecer serviços de alta qualidade para o mercado global.

Bilhões em investimentos

O investimento total aprovado pelo Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante em reunião realizada neste mês de maio foi de R$ 22 bilhões, divididos em 26 projetos ligados à construção de embarcações, reparos, docagens, modernização de unidades existentes, ampliação de estaleiros e novas infraestruturas portuárias. Esse foi o maior volume de recursos aprovados pelo FMM em uma única reunião do conselho.

Fundo da Marinha Mercante

O FMM é um fundo destinado a prover recursos para o desenvolvimento da Marinha Mercante e da indústria de construção e reparação naval brasileiras.

Ele é administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por intermédio do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), e tem como agentes financeiros o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e a Caixa Econômica Federal.

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