Boletim Informativo Aquaviário da ANTAQ traz dois novos indicadores


Com edições trimestrais, o Boletim agora também traz o valor do THC nos principais terminais portuários do mundo e o índice de utilização da frota de navios porta-contêineres na cabotagem

Disponível para consulta no portal da ANTAQ na internet, o Boletim Informativo Aquaviário do 1º Trimestre de 2020 traz dois novos indicadores que, agora, comporão as edições trimestrais do documento. Assim, além da análise da movimentação portuária e do transporte de cargas no trimestre, o leitor também visualizará o valor do THC (Terminal Handling Charge) nos principais terminais portuários do mundo e o índice de utilização da frota de navios porta-contêineres na cabotagem.

Com relação ao THC, foi possível constatar, por exemplo, que no terminal da Santos Brasil, no porto de Santos/SP, o preço padrão para movimentação de um contêiner de 20’ no sentido exportação variou de US$ 127 a US$ 154, dependendo do transportador marítimo, ao passo que no Porto de Buenos Aires esse valor variou de US$ 205 a US$ 230; em Roterdã, de US$ 223 a US$ 255; e em Hamburgo, de US$ 255 a US$ 271.

Quanto à frota de embarcações que realizam serviços regulares na navegação de cabotagem, o índice de utilização atingiu 77,4% em março, apontando para uma elevada utilização das embarcações disponíveis.

Já em relação às estatísticas de movimentação dos portos públicos e portos privados, o documento aponta um decréscimo de 1,1% (2,7 milhões de toneladas) no primeiro trimestre deste ano em comparação com igual período do ano passado. Mas, mercadorias como açúcar e soja, petróleo e derivados apresentaram crescimento na movimentação no período.

De acordo com o Boletim da ANTAQ, a demanda chinesa aquecida pelos produtos agrícolas do Brasil, o câmbio favorável e a maior produção de combustíveis justificam o desempenho positivo desses produtos. O destaque negativo foi o minério de ferro, principal produto movimentado nas instalações portuárias brasileiras, que apresentou decréscimo de aproximadamente 18% na movimentação. Tal resultado deveu-se a questões operacionais da VALE, bem como a condições climáticas mais severas.

Considerando o tipo de navegação, destaque para o crescimento de 14,9% na movimentação de cargas provenientes ou destinadas à cabotagem, sendo que a movimentação de contêineres nesse tipo de navegação cresceu 9,8% (em TEUs) em relação ao primeiro trimestre de 2019. Já o transporte de cargas na cabotagem cresceu 16,6%, tendo sido transportados 45,8 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2020.

O Boletim Informativo Aquaviário é produzido pelas gerências de Desenvolvimento e Estudos e de Estatística e Avaliação de Desempenho, da Superintendência de Desenvolvimento, Desempenho e Sustentabilidade da ANTAQ.

Fonte: ANTAQ

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