Brasil e Egito acertam cooperação no setor industrial


A Organização Árabe para a Industrialização do Egito (AOI) assinou um memorando de entendimento com grandes empresas brasileiras para fortalecer a cooperação e abrir novos horizontes de parceria nos diversos campos industriais, tendo como foco a quarta revolução industrial, a transformação digital e a transferência de tecnologia moderna.

AOI

Rocha e Al-Toras: conversas por cooperação

O memorando foi firmado durante visita de delegação brasileira de alto nível ao Cairo, entre os dias 20 e 22 de maio, chefiada pelo secretário especial dos Assuntos Estratégicos do Brasil, Flávio Augusto Viana Rocha, acompanhado do secretário de Produtos de Defesa do Ministério de Defesa do Brasil, Marcos Degaut. A missão é integrada ainda por outros representantes do governo brasileiro, executivos de grandes empresas e de associações industriais, além da Câmara de Comércio Árabe Brasileira.

No evento de assinatura do memorando, o presidente da Organização Árabe para a Industrialização, o tenente-general Abdul Meniem Al-Toras, explicou sobre a intenção da instituição de aumentar a industrialização local, além de nacionalizar a tecnologia digital moderna em diversos campos da indústria, entre eles o de defesa. Segundo ele, o governo egípcio está trabalhando para aumentar as oportunidades de investimento no Egito e implantar tecnologia com cooperação internacional.

AOI

Delegação brasileira visitou feira da AOI

Al-Toras disse que é necessário investir nas relações entre os países em profundidade e saber como beneficiar-se deste relacionamento para abrir novos horizontes de cooperação mútua na indústria, conforme os mais recentes sistemas e padrões da quarta revolução industrial. O presidente da AOI também falou que a entidade quer fortalecer a cooperação com as grandes empresas brasileiras tendo como foco o aumento de valor agregado na indústria egípcia.

Al-Toras discutiu com os brasileiros também as oportunidades para a comercialização de possível produção conjunta no mercado egípcio, africano e árabe. Ele apresentou à delegação a possibilidade de treinamento através da Academia da Organização Árabe para a Industrialização, que possui programas de capacitação especializadas em várias áreas industriais, desde administração, gestão, sistemas de informação até tecnologia da comunicação.

Delegação brasileira visita exposição 

AOI

Delegação visitou sede da AOI no Egito

Após o término da reunião, a delegação brasileira visitou a Feira da Organização Árabe para a Industrialização. O secretário Rocha destacou a importância da cooperação com a Organização Árabe para a Industrialização, considerada uma das maiores entidades industriais do Egito, África e mundo árabe. Mencionando as reformas econômicas, os projetos de desenvolvimento e a nova capital administrativa egípcia, ele disse que é importante estimular as grandes empresas brasileiras a investirem no Egito. O secretário elogiou as linhas de produção egípcias avançadas.

Marcos Degaut disse que o Egito é um parceiro histórico e estratégico do Brasil, que há cooperação econômica em constante desenvolvimento entre os países e que as empresas brasileiras estão empenhadas em fechar novas parcerias de longo prazo com a Organização Árabe para a Industrialização, além de discutir a participação na implementação de grandes projetos nacionais de desenvolvimento, de acordo com os padrões de qualidade internacional.

*Traduzido do árabe por Ahmed El Nagari 

Fonte: ANBA

 

Anterior Governo anuncia nova redução de 10% no Imposto de Importação de bens comercializados
Próximo Porto de Itajaí realiza segunda operação com carga de celulose