Câmara Árabe e InvestSP assinam memorando de entendimento


Câmara de Comércio Árabe Brasileira e a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) assinaram um memorando de entendimento (MOU) nesta quinta-feira (19) e vão trabalhar juntas para atrair investimentos árabes ao estado de São Paulo. O documento foi firmado na InvestSP pelo presidente da agência, Gustavo Junqueira, e o presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi (foto acima).

O foco principal da parceria será a captação de investidores árabes, mas as duas instituições também vão atuar em outras frentes, como o fomento à exportação das pequenas e médias empresas paulistas ao mercado árabe. O MOU é a formalização da cooperação que a InvestSP e a Câmara Árabe já mantêm, principalmente via escritórios das duas em Dubai, nos Emirados. O próximo passo será a criação de plano de trabalho com ações conjuntas.

Em reunião de assinatura do memorando, Chohfi falou do potencial dos fundos de investimentos árabes e do potencial de São Paulo. “O estado de São Paulo, no contexto brasileiro, é um polo de atração de investimentos, não apenas por sua infraestrutura, mas também pela capacitação extraordinária, a população muito bem-preparada, todas as condições para atrair investimentos produtivos e importantes”, disse Chohfi.

O presidente da InvestSP ressaltou o trabalho da Câmara Árabe. “A consolidação do Brasil como uma nação relevante no mundo é uma verdade e vocês contribuíram de maneira direta e superimportante”, disse Junqueira. A principal missão da Câmara Árabe é a aproximação econômica entre as duas regiões e nessa seara existe um trabalho constante pela promoção de empresas brasileiras no mercado árabe e vice-versa.

Chohfi afirmou que o momento é propício para a colaboração entre a InvestSP e a Câmara Árabe em função da Expo 2020 Dubai, exposição universal que começará em outubro nos Emirados e na qual o governo do estado de São Paulo estará presente. “Agora é o momento oportuno para alinharmos nossas estratégias, fomentar relações comerciais, atrair investimentos e empreender novas conexões com empresas árabes que desejam se estabelecer em nosso país”, disse Chohfi, colocando a Câmara Árabe à disposição para colaborar com o governo na Expo 2020.

Também presente no encontro, o CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, disse que a entidade entende que há oportunidades para atrair cada vez mais as empresas árabes e não apenas na indústria, mas em negócios ligados ao universo da inovação e das startups. Mansour e Chohfi contaram na InvestSP sobre a plataforma tecnológica que a Câmara Árabe está desenvolvendo, que deve agilizar os trâmites de comércio entre o Brasil e o mercado árabe, além de propiciar integração entre iniciativas de inovação árabes e brasileiras.

Pequenas exportadoras

Representantes das duas instituições também começaram as conversas por um trabalho focado em pequenas e médias empresas paulistas. O vice-presidente executivo da InvestSP, Torquato Jardim, falou do trabalho que a agência desenvolve para a capacitação dessas empresas à exportação e Junqueira disse que haverá um desafio no pós-pandemia para integrar os pequenos negócios mais tradicionais à nova realidade.

“O papel da Câmara Árabe, da InvestSP e do governo, de forma geral, é olhar para mecanismos para que possamos treinar essas pessoas e empreendedores, mostrar as ferramentas, mostrar os mercados. Esse acordo tem também como fundamentação esse objetivo”, disse o presidente da InvestSP sobre o MOU com a Câmara Árabe.

O secretário-executivo de Relações Internacionais do governo do estado de São Paulo, Affonso Massot, presente no encontro, disse que o acordo já nasce vitorioso em função dos laços imigratórios existentes e do fluxo de comércio entre o Brasil e os países árabes. “É algo que nasceu vitorioso, e há espaço para investimentos”, disse Massot.

O chefe do escritório internacional da Câmara Árabe em Dubai, Rafael Solimeo, e a chefe do escritório da InvestSP em Dubai, Silvia Pierson, participaram da reunião de forma virtual dos Emirados Árabes Unidos e contaram da forte colaboração que desenvolvem em Dubai em nome das entidades.

Entre outros, também estiveram na reunião a gerente de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Fernanda Baltazar, a coordenadora dos Escritórios Internacionais da InvestSP, Laura Barbosa, e a gerente de Marketing e Comunicação da InvestSP, Julia Saluh. Além de Chohfi e Junqueira, firmaram o MOU Mansour e Jardim.

Anterior Porto de Imbituba e Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável alinham ativação da ZPE
Próximo Câmara Municipal de Santos aprova moção de apoio ao túnel imerso para ligação seca