China desenvolve tecnologias para conservação de alimentos


A equipe de pesquisa científica da Universidade de Jiangnan, coordenada por Yao Weirong, professor da Escola de Ciência de Alimentos, abordou os principais problemas no armazenamento de alimento frescos, que são perecíveis e deterioram.

Tecnologias de limpeza e desinfecção, nova tecnologia de esterilização a frio, bem como conservantes anticorrosivos, filmes de embalagens ativos, já estão sendo utilizadas na agricultura da China e no seu armazenamento e transporte.

Na opinião de Chen Wei, acadêmico da Academia Chinesa de Engenharia e presidente da Universidade de Jiangnan, disse que as necessidades alimentares das pessoas estão cada vez mais diversificadas. Segundo Chen Wei, a aplicação de meios técnicos modernos para resolver o problema do armazenamento de alimentos perecíveis será um papel importante na garantia do abastecimento do mercado, e na promoção da revitalização rural.

De acordo com Yao Weirong, vegetais folhosos são fáceis de apodrecer, principalmente devido ao teor de umidade relativamente alto, atividades fisiológicas relativamente ativas após a colheita, alta contaminação microbiana e altos requisitos para condições de armazenamento. Portanto, medidas de preservação relevantes devem ser tomadas de maneira direcionada para armazenamento, como ajuste de temperatura, umidade do ar e concentração de ar.

Para evitar que os vegetais frescos apodreçam, a maioria opta por armazená-los refrigerados. Nos últimos anos, embora haja cada vez mais vegetais ultracongelados, esse método geralmente envolve o branqueamento como pré-tratamento. Esse processo junto com o descongelamento, antes do consumo, perda de minerais e vitaminas.

Chan Wei diz que a estrutura de consumo alimentar dos residentes urbanos e rurais da China foi inicialmente dominada pelo consumo de grãos, e agora está se transformando rapidamente em uma estrutura alimentar na qual vegetais, frutas, carne, leite, ovos e outros produtos animais, vegetais e processados coexistem. Essa mudança permite que as pessoas comam refeições mais seguras, saudáveis e nutricionalmente equilibradas.

Hoje em dia, as mais recentes conquistas tecnológicas de bloqueio de água, antioxidante e antibacteriano já estão sendo aplicadas e utilizadas na China.

De acordo com Yao Weirong, essas tecnologias basicamente resolvem o problema do armazenamento de frutas frescas. No entanto, não basta ter tecnologia sem prestar atenção aos métodos de aplicação e armazenamento.

Atualmente, ainda é difícil para alguns centros de produção agrícola e empresas de armazenamento e transporte embalar e armazenar todos os tipos de vegetais de maneira direcionada, como embalagem individual.

Especialmente para todos os tipos de vegetais que são misturados e transportados em grandes quantidades, os vegetais ficam se espremem e causam danos mecânicos artificiais, que aceleram a deterioração, resultando em sérios desperdícios.

Chan Wei acredita que ainda existem alguns problemas a serem resolvidos no incentivo do desenvolvimento diferenciado e de alta qualidade de produtos agrícolas e indústrias de alimentos da China.

Fonte: Diário do Povo e China2Brazil

 

Anterior Porto de Salvador completa 109 anos de história e influência na economia baiana
Próximo Porto de Imbituba realiza melhor abril de sua história e tem alta de 45,9% na movimentação