ColaBora Mundo: Autoridade Portuária de Santos premia projetos de destaque em ESG


O ColaBora Mundo, evento realizado em Santos voltado aos temas de ESG, inovação e empreendedorismo, foi encerrado na quarta-feira (29) no Parque Valongo após cinco dias cumprindo a proposta de conectar a comunidade local e portuária em uma grande rede de transformação.

No último dia do evento, foram anunciados os vencedores do II Prêmio ESG Porto de Santos. Trata-se de um reconhecimento pelas boas práticas de sustentabilidade e responsabilidade corporativa nos eixos “Ambiental, Social e Governança” – ESG, abreviado em inglês. Veja os ganhadores:

Eixo Ambiental: Instituto Nova Maré (INMAR) – Projeto: Operação Enrede (combate ao lixo no mar)

Eixo Social: Marimex Despachos Transportes e Serviços – Projeto: Conhecendo as Profissões do Porto

Eixo Governança: VLI S.A. – Projeto: Plataforma de Gestão de Doações e/ ou Patrocínios

Também foi concedido o prêmio +ESG à empresa que mais se destacou no tema de forma global, considerando projetos apresentados nos diferentes eixos. A vencedora foi a Santos Brasil.

Concorreram aos prêmios empresas e instituições públicas e privadas que fazem parte da comunidade portuária e estão envolvidas com a operação do Porto de Santos.  A avaliação utilizou método em que os participantes respondem a um questionário estruturado de autoavaliação sobre as iniciativas e projetos inscritos, respaldado por referências documentais.

A avaliação foi conduzida por um comitê técnico e baseada em critérios previamente estabelecidos.  A premiação incluiu a concessão de certificado digital e direitos de uso do selo “Prêmio ESG – Porto de Santos 2025”.

Prêmio ESG Challenge

Antes da abertura oficial, nos dias 25 e 26, teve início no Parque Tecnológico de Santos a segunda edição do ESG Challenge, uma maratona de ideias (Ideathon) que selecionou propostas inovadoras para os desafios das mudanças climáticas no maior porto da América Latina.

Participaram nove equipes formadas por empreendedores e jovens estudantes. Elas apresentaram projetos sobre o tema “Justiça Climática”, e três equipes foram classificadas para a final, que foi disputada na quarta-feira no Parque Valongo com a ajuda do voto popular.

A equipe Ecopilots se consagrou a vencedora e receberá uma bolsa de R$ 36 mil e 12 meses de incubação no Parque Tecnológico de Santos, com mentoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio da Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Fundação Cenep).

As equipes MaréWare e PortoSol ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente (veja o detalhamento das notas ao final deste texto).

A PortoSol foi reconhecida como “equipe mais diversa”, considerando diferentes critérios, como diversidade étnica e presença de mulheres. A diversidade foi dos critérios de classificação do ESG Challenge, assim como aplicabilidade e impacto climático e grau de inovação e criatividade – entre outros.

Balanço

O superintendente de Governança, Riscos e Compliance da APS, Cláudio Bastos, classificou o evento como um “sucesso” e uma oportunidade de alavancar o debate em torno dos temas ESG, sustentabilidade, inovação e empreendedorismo.

Para o superintendente de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, que também participou dos debates do ColaBora Mundo, “eventos como esse nos aproximam mais dos stakeholders, das pessoas que estão trabalhando no Porto ou em torno dele. Foi um grande sucesso e que reforçou a missão de sempre estarmos abertos ao diálogo e conversando com todos”, disse.

O ColaBora Mundo foi realizado pela Autoridade Portuária de Santos (APS) em conjunto com a Prefeitura de Santos, o Parque Tecnológico de Santos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento uniu diferentes movimentos ESG com a ideia de criar uma agenda unificada rumo ao desenvolvimento sustentável e inovador da região.

A abertura oficial ocorreu na segunda-feira (27), com a palestra “O Futuro dos Negócios é Sustentável: Como o ESG está redefinindo o sucesso das empresas”, da jornalista Rosana Jatobá.

Ela destacou que tem notado o avanço do tema no setor portuário. “A APS tem feito a lição de casa. Essa é uma jornada, uma trajetória que necessita de atenção de atenção cada vez maior, que precisa também da esfera pública, para que a gente possa ter êxito”, afirmou.

A abertura também contou com apresentação do Projeto Guri, programa de desenvolvimento musical para crianças e jovens.

Ao longo da terça-feira (28) e quarta-feira (29), diversos painéis abordaram temas relacionados à temática. No último dia ColaBora Mundo, o climatologista Carlos Nobre realizou a palestra “Emergência Climática: Desafios a Enfrentar.”

No encerramento, já na noite de quarta, as artistas Carla Mariani, Raffa Pereira e Letícia Alcovér fizeram uma apresentação.

O ColaBora Mundo integrou cinco ações já estabelecidas: além do ESG Challenge 2025 e do II Prêmio ESG Porto de Santos, também foram incluídos a IV Jornada ESG, o Santos Summit e o 4º Bootcamp Cidades Azuis.

Notas

Confira como ficaram as notas do prêmio ESG Challenge. O voto popular representou 10% da nota final, a qual é representada como uma média.

Equipe Ecopilots (vencedora)

Nota da Comissão: 4,14

Voto Popular: 3,71

Nota Final: 4,1

Equipe MaréWare (2º lugar)

Nota da Comissão: 3,8

Voto Popular: 2,48

Nota Final: 3,67

 

Equipe PortoSol (3º lugar)

Nota da Comissão: 3,68

Voto Popular: 2,41

Nota Final: 3,56

 

Anterior Log-In conclui implantação da operação remota de portêineres no Terminal de Vila Velha
Próximo Porto de Imbituba registra 100ª atracação do porta-contêineres Bartolomeu Dias