Como a China usa a tecnologia para modernização agrícola


A China tem apenas 10% da terra arável do mundo, e isso impõe desafios a uma nação que precisa alimentar 1, 4 bilhão de pessoas. Porém, a tecnologia tem transformado a agricultura no país, servindo como auxiliar no processo de modernização e inovação nas técnicas agrícolas para otimizar o cultivo. “Devem ser feitos esforços para construir instalações agrícolas modernas, fortalecer o desenvolvimento de terras agrícolas de alta qualidade e promover a mecanização agrícola em todo o processo”, disse Vice Premier Hu Chunhua, em julho.

Um dos objetivos mais importantes da China no momento é acabar com a pobreza extrema no país. Nas áreas mais remotas, a agricultura é o único meio de subsistência da população local.  O desenvolvimento, a modernização e produtividade agrícolas através do uso da tecnologia têm sido incentivados com o objetivo de erradicar a pobreza nesses locais. Além disso, o governo tem feito melhorias na infraestrutura rural com a pavimentação de estradas, instalação de eletricidade e telecomunicações, além de melhoria de outros serviços públicos rurais, especialmente em municípios e vilas.

E-commerce rural

As empresas de e-commerce apostaram no mercado sub-explorado dos produtos agrícolas de regiões mais longínquas da China. Com o auxílio da tecnologia e apoio de governos locais, as empresas passaram a oferecer aos produtores rurais uma forma de eles venderem seus produtos via e-commerce.

As lives de produtores rurais demonstrando alimentos, como frutas e legumes, direto das plantações ganhou popularidade na China, principalmente durante a pandemia. A Pindudoduo, e-commerce de compras em grupo, decidiu investir nessa forma de venda. A JD investiu na logística com drones e centros de serviços rurais. A Alibaba, com a Taobao Village, fortaleceu suas operações junto aos produtores rurais, oferecendo oportunidades de negócios para agricultores.  A plataforma de vídeos curtos e lives, Kuaishou, cultiva influenciadores rurais e investe seus recursos de fluxo de dados na promoção de produtos agrícolas. 

Modernização com tecnologia

A China tem aplicado Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, tecnologia de geoferenciamento para aprimorar as práticas agrícolas. Essas tecnologias têm sido implementadas para acelerar a modernização da agricultura chinesa e são aplicadas principalmente na criação de animais, plantio e serviços agrícolas.

Os drones também ganharam espaço no campo. Na China, atualmente, mais de 50 mil drones são usados no trabalho de proteção de plantas agrícolas, e cerca de 400 mil pessoas trabalham em funções relacionadas. Um total de mais de 567 mil km2 de área é monitorado por drones. O desenvolvimento da tecnologia e das funções dos drones para uso rural é considerado essencial para romper gargalos na proteção de plantas agrícolas no futuro.

De acordo com a Sina News, dados relevantes mostraram que o mercado de drones para proteção de plantas da China deve atingir 200 bilhões de yuans em 2020.

Fonte: China2Brasil

 

 

Anterior Antaq deve publicar edital para arrendamento de terminal no RN em dezembro
Próximo Aprovado o novo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Imbituba